27 de setembro de 2009

Armazenagem de Sementes

Armazenagem de Sementes

As sementes têm a função de perpetuação e multiplicação das espécies. É o elemento principal no estabelecimento, expansão, diversificação e desenvolvimento da agricultura. As sementes iniciam nas flores, com a fertilização dos óvulos, ou seja, a recombinação genética de gametas masculino e feminino, estabelecendo uma variabilidade genética favorável à adaptação das espécies. Uma semente é um óvulo fertilizado e desenvolvido, com grandes diferenças físicas entre as espécies, porém suas semelhanças são muitas e talvez mais importantes. As sementes de alta qualidade possuem boa capacidade para germinar, emergir, produzir uma população adequada de plantas vigorosas e saudáveis, facilitando a implantação das culturas.
O termo qualidade aplicado à semente envolve quatro aspectos:

1 Genético
As características genéticas têm influência dominante na produtividade da colheita, pois é o conjunto do genoma que contém as qualidades específicas atribuídas a cada cultivar.

2 Físico
A qualidade física diz respeito à composição dos lotes, pois aqueles compostos apenas por sementes da espécie e cultivar escolhida, de tamanho uniforme facilitam o manuseio e influenciam na decisão do comprador.

3 Fisiológico
A qualidade fisiológica indica a capacidade das sementes germinarem e estabelecerem uma população adequada de plantas. É a qualidade mais considerada e avaliada pelos produtores e que causa maior preocupação, porque sementes sem qualidade fisiológica não servem para a semeadura.

4 Sanitário
A qualidade sanitária indica a presença, junto das sementes, de microrganismos patogênicos ou insetos, os quais podem ser carregados nas sementes, afetando o desempenho das plantas e a produtividade.

O grau de umidade exigido para a germinação varia entre as espécies. Sementes monocotiledôneas (Poáceas), como os cereais, devem atingir 35 a 40%, para que haja germinação. As dicotiledôneas (Fabáceas), devido às diferenças na morfologia e composição química só germinam após alcançar 50 a 55% de água.

A velocidade de reidratação é influenciada por fatores tais como a permeabilidade da cobertura da semente, o grau de umidade inicial, a temperatura e a área de contato semente/substrato. As variações de temperatura afetam não só o total de germinação, como também a velocidade e a uniformidade do processo. A temperatura ótima para a germinação das sementes é aquela em que o maior número de sementes germina no mais curto período, para a maioria das espécies cultivadas, encontra-se entre 20 e 30°C. Ao se reduzir a temperatura, a partir da ótima, reduz-se a velocidade de germinação, enquanto o aumento, em direção aos valores máximos suportados pela espécie, proporciona redução tanto na velocidade quanto no percentual de germinação. O oxigênio é necessário para o grande aumento na atividade respiratória exigida no processo de germinação e subseqüente crescimento e desenvolvimento da plântula. A atmosfera contém oxigênio suficiente (± 21%), para a germinação das sementes, este somente se torna limitante quando sua disponibilidade para o embrião é bloqueada ou impedida por um fator ambiental ou condição da semente, como o excesso de umidade no substrato e impermeabilidade da cobertura, respectivamente. A germinação pode não ocorrer devido à dormência, danos mecânicos severos ou deterioração das sementes.

O armazenamento tem por objetivo principal conservar as sementes de plantas de valor econômico, preservando a qualidade física, fisiológica e sanitária, para posterior semeadura no ano seguinte. Para tanto é necessário um local apropriado, seco, seguro, passível de aeração e de fácil combate a roedores, insetos e microrganismos.

O armazenamento inicia após a maturidade fisiológica, ainda no campo, quando inicia também a deterioração. Uma técnica simples para armazenar pequenas quantidas de sementes é quardá-las com grãos de arroz em potes de filmes fotográficos pretos. Os grãos de arroz absorvem a umidade e a embalagem preta impede a entrada de luz.

Deterioração
A deterioração inclui toda e qualquer transformação degenerativa irreversível, após a semente ter atingido seu nível de máxima qualidade.
A deterioração é:
·Inevitável
·Irreversível
·Variável entre espécies
·Variável entre lotes de uma mesma espécie
·Variável entre sementes do mesmo lote.

A deterioração da semente não pode ser evitada, porém a sua velocidade pode ser controlada até certo ponto, pelo emprego de técnicas adequadas de produção, colheita, secagem, beneficiamento e armazenamento. A redução do processo de deterioração a nível mínimo depende basicamente da espécie e das condições as quais cada lote foi submetido antes do armazenamento.

Como conseqüência do processo de deterioração, podem ocorrer nas sementes as seguintes alterações:
·Redução da velocidade de crescimento das plântulas
·Aumento da permeabilidade da membrana citoplasmática
·Redução da atividade de algumas enzimas
·Maior susceptibilidade a estresses
·Mudanças na respiração
·Alteração nas reservas alimentícia
·Alteração na cor
·Alteração na velocidade de síntese dos compostos

Princípios gerais do Armazenamento

1. O armazenamento não melhora as qualidades do lote de sementes, apenas as mantêm.

2. Temperatura e umidade são os dois fatores mais importantes no armazenamento. Quanto maiores esses fatores, maior será a atividade fisiológica da semente.

3. A umidade é mais importante do que a temperatura.

4. A cada 5,5°C de decréscimo de temperatura aumenta o dobro no potencial de armazenamento, no intervalo de 0 a 45°C.

5. A cada 1% de decréscimo na umidade, dobra o potencial de armazenamento, na faixa de 4 a 14%.

6. A umidade da semente é função da umidade relativa e em menor escala da temperatura.

7. As melhores condições para o armazenamento de sementes ortodoxas são clima frio e seco.

8. Sementes imaturas e danificadas não armazenam bem, enquanto as sementes maduras e não danificadas armazenam bem.

9. O potencial de armazenamento varia com a espécie.

Fontes:
http://www.ufsm.br/sementes/armazenar.htm

- Veja também:
Receitas com amendoim
A Cebola

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...