10 de setembro de 2009

Captação de água

Introdução

A água é essencial para qualquer comunidade humana. Ela é usada na agricultura, limpeza, preparo de alimentos, resfriamento, etc. Nas cidades populosas ela é levada às casas por um extenso encanamento. São milhares de pessoas que dependem, geralmente, de uma única fonte de captação de água e deste complexo sistema de transporte. Já neste fato observamos uma fragilidade no abstecimento, que se agrava pelo seu uso irracional e contaminação pelos esgotos que não são tratados antes de serem devolvidos para os rios. Para piorar, é adicionado flúor, medida que também foi usada pelos nazistas para dopar os prisioneiros nos campos de concentração. Está forma de abstecimento não é sustentável, logo, não vai se manter eternamente. Assim, precisamos encontrar alternativas.

Alternativas

A água pode estar disponível em três níveis: subterrâneo, superficial, atmosférico. Normalmente a captação se concentra nas fontes subterrâneas e superficiais, que são abundantes no Brasil. Porém, o recolhimento da água da chuva tem vantagens importantes como a proximidade com o local de consumo e a segurança contra uma possível contaminação do solo. A seguir uma lista de obras que são feitas para captação de água em propriedades rurais:

1) Tomada de água por sucção direta na fonte

Este sistema é usado quando existe um rio (ou riacho, córrego, açude,barragem, represa ou lagoa ) próximo e há necessidade de grande quantidade de água (para irrigação, por exemplo). A tomada de água por sucção é feita diretamente no rio com uma bomba e um mangote. Em geral, a água é lançada até um reservatório ou caixa- d'água da propriedade, de onde escoa por gravidade para os locais desejados. Entretanto, sempre há o risco de o mangote para sucção direta no rio sofrer deslocamentos ou entupimentos, provocados por assoreamento ou movimentação de lama, de pedras, de galhos, etc. Além disso, por mais que se proteja a boca do mangote ou se faça manutenção constante em épocas de estiagem ela pode ficar acima do nível da água,provocando interrupção do abastecimento e danos ao equipamento. A solução definitiva para esses problemas, principalmente quando há necessidade de captaçãode grandes volumes de água, é a contrução de um poço esvado em barrancas não atingidas por cheias ou inundações e ligada ao rio por uma tabulação fixa. O mangote passa a funcionar no fundo do poço, protegido dos problemas já referidos.Esse poço deve ter 1,5m a 2m de diâmetro. E o seu fundo deve ficar de 1m a 2m abaixo do nível mínimo de água do rio (riacho, córrego, açude, barragem, represa ou lagoa). As paredes do poço podem ser feitas com blocos de concreto, se o diâmetro do poço tiver mais de 1,5m. Eles devem ser apoiados sobre um anél de concreto ( pré-moldado ou feito no local), que servirá de fundação. Mas o ideal é fazer o poço com anéis pré-moldados de concreto. Isso pode ser feito de duas maneiras:
- Em terrenos firmes, primeiro é feita a escavação e depois são assentados os anéis;
- Em terrenos fracos (que desmoranam facilmente) os anéis são colocados à medida que a escavação é feita. Eles descem movidos pelo próprio peso. Nos dois casos, o primeiro anél serve de base ou fundação para os demais. Contruído o poço, é aberta uma valeta ligando o seu fundo ao rio para assentamento de tubos pré-moldados de concreto com diâmetro mínimo de 20cm, por onde a água entrará em direção ao poço. As emendas dos tubos devem ser bem rejuntadas com argamassa de cimento e areia. Instalada a tubulação, a valeta pode ser enterrada. A boca do tubo que fica no fundo do rio deve ser protegida com uma grade ou tela e examinada periódicamente, para evitar obstruções. Para tampar o poço, deve ser construída uma laje de concreto armado com 10cm de espessura, suficiente para aguentar o peso da bomba e do motor. Ela deve ter uma tampa, para permitir a entrada no interior do poço, e dois buracos para a passagem das tubulações. Na instalação da bomba, siga as instruções do fabricante.

2) Tomada de água por drenagem

Esse sistema é usado quando a demanda por água não é muito grande e existe uma mina ou nascente nas proximidades. A captação de água de minas ou nascentes consiste em drenar essas fontes por tubos. Essa benfeitoria deve ser feita na época mais seca do ano. A construção desse sistema de captação começa com a construção de um buraco no solo de aproximadamente 2m de distância do olho-d'água, no sentido morro acima, até que o fundo do buraco fique cheio de água. Em seguida, é aberta uma valeta a partir desse buraco até o terreno firme mais próximo, no sentido morro abaixo, onde será construída uma caixa de passagem. O buraco é então ligado à caixa por tubos pré-moldados de concreto, de 20cm a 30cm de diâmetro, de dois tipos:
- Tubos perfurados (drenos) no trecho da valeta com fundo encharcado
- Tubos normais no trecho da valeta com fundo seco (para não perder a água já captada).
Na instalação desses tubos devem ser tomados dois cuidados:
- A tubulação deve ter um caimento de 2% (2cm por metro de tubo colocado);
- Os tubos perfurados devem ser assentados sobre uma camada de brita, rejuntados com uma argamassa de cimento e areia e recobertos com uma camada de pedra 1 ou 2 e areia. Os tubos perurados de concreto podem ser instalados de várias formas, com ramificações formando redes, dependendo das características do local onde serão instalados. A caixa de passagem pode ser feita com blocos de concreto revestidos com argamassa à base de cimento. A caixa deve ter uma tampa para evitar a entrada de animais e folhas. O buraco e a valeta só devem ser aterrados após a colocação dos tubos perfurados e dos tubos normais e após a execução da caixa de passagem. Desta sairá a tubulação de abastecimento da propriedade. Convém proteger o local da nascente com cercas, para evitar a entrada de animais ou qualquer outro agente poluidor.

3) Poço

Essa benfeitoria, usada para captar pequenas quantidades de água, é uma boa solução quando não há possibilidade de aproveitamento de riachos, nascentes ou similares. Entretanto, o lençol de água (lençol freático) precisa estar num nível elevado no ponto de captação. Portanto, para evitar a abertura de poços em locais inadequados, é recomendável consultar antes um especialista no assunto. O local da construção do poço tem de ser bem estudado. Deve ficara fastado uns 30m no sentido morro acima, de focos de poluição (fossas sépticas, sumidouros, esterqueiras, etc)O especialista poderá dar maiores informações sobre a melhor localização do poço. Para evitar contaminações, os 3 primeiros metros da parte inferior do poço devem ser revestidos com uma argamassa à base de cimento, qualquer que tenha sido o material usado(anéis pré-moldados ou blocos de cimento). É preciso fazer uma laje sobre o poço, por motivos de segurança e higiêne, e também para aguentar o peso do conjunto motor e bomba. Essa laje é igual à dos poços para tomada de água por sucção direta na fonte, devendo ter uma tampa para permitir no poço e abertura para tubulação.

4) Cisternas

As cisternas são benfeitorias usadas nas regiões secas. Servem para captar e armazenar as águas das chuvas que escorrem de telhados, de terreiros para secagem de grãos, de pátios de resistência e outras áreas pavimentadas. As cisternas são formadas por sistemas de captação, um reservatório de armazenamento e um sistema de filtragem. Existem basicamente dois modelos de cisternas:
- Para captação de água de telhado;
- Para captação de água de áreas pavimentadas.

a) Cisternas para captação de água do telhado

Recolhem pequena quantidades de água. A captação é feita por um conjunto de calhas e tubos (em geral, PVC com 10cm de diâmetro), que conduzem a água da chuva para um reservatório. O tamanho do reservatório depende do consumo, da área do telhado e da quantidade de chuva que cai na região. Um profissional especializado pode ajudar a definir o tamanho ideal em cada caso. O certo é executar esse reservatório total ou parcialmente enterrado. Isso reduzo custo da construção e a água mais fresca.O dimensionamento do sistema de captação deve respeitar alguns valores médios de consumo diário de água nas regiões brasileiras afetadas pela seca.

VOLUME TOTAL DE ÁGUA NECESSÁRIO (EM LITROS)

Homem (por pessoa) de 14 a 28
Bovinos (por cabeça) de 53 a 83
Bovino cultura de Corte Animal Adulto de 50 a 70
Vacas em Lactação de 80 a 100
Equinos (por cabeça) de 41 a 68
Caprinos (por cabeça) de 06 a 11
Ovinos (por cabeça) de 06 a 11
Suinos (por cabeça) de 06 a 16
Suínos em fase de terminação de 05 a 10
Porcas em maternidade de 35 a 50Aves (lote de 100 ) de 20 a 38



CAPTAÇÃO DA ÁGUA DA CHUVA

Cada 1mm de chuva/ano equivale a 1 litro por metro quadrado de telhado:
Paiol 10 m² 19 m³ 19.000 litros
Casa 100 m² 190 m³ 190.000 litros
Chiqueiro 200 m² 380 m³ 380.000 litros
Aviário 1200 m² 2280 m³ 2.280.000 litros

O reservatório pode ser construído com concreto armado ou ferrocimento. Mas precisa ser muito bem feito, para evitar vazamentos. Os reservatórios devem ser cobertos com laje, um telhado ou uma tampa, dependendo do seu tamanho, para evitar acidentes e a entrada de luz e sujeira. O importante é que essa cobertura tenha um suspiro (arejador), abertura para a passagem da tubulação e uma pequena tampa removível para limpeza e conservação. O reservatório pode ter também um ladrão (ou sangradouro), que consiste em um tubo de 5cm dediâmetro, colocado no topo da parede do reservatório, para escoar o excesso de água. A água armazenada nessas cisternas deve ser filtrada na saída. Para isso, é preciso instalar um filtro dentro do reservatório, composto de camadas de pedra,carvão vegetal, areia grossa e areia fina, superpostas nessa ordem, de baixo para cima. A boca do tubo de saída doreservatório deve ficar enterrada na camada inferior desse filtro.É sempre preferível retirar a água com uma bomba. A retirada com balde é pouco produtiva e apresenta riscos de contaminação. É recomendável não deixar a água do início da chuva entrar no reservatório, pois ela contém muita sujeira. Para isso, o tubo de PVC que sai da calha deve ser mantido fora da entrada do reservatório, até a água ficar limpa. Só então ele é colocado dentro da cisterna. Quando a água se destinar ao consumo ou ao preparo de alimentos, é recomendável fervê-la antes de usar. Para que a água da chuva permaneça em bom estado de conservação, a cisterna deve ser feita de forma que fique bem fechada, sem entrada de luz, se possível subterrânea diminuindo assim a temperatura da água e conseqüentemente retardando a ação das bactérias e o aparecimento de algas. Além disso, a água deve ser filtrada e tratada com cloro antes de ser consumida:

• Filtragem da água: a água da cisterna destinada a consumo humano deve ser filtrada. Os filtros podem ser os comumente encontrados no comércio, ou outros tipos caseiros.
• Tratamento com cloro: a água deve ser clorada em um reservatório de menor tamanho que deve ficar localizado na cozinha. A recomendação para cloração é de 01colher de chá de água sanitária para cada 20 litros de água armazenada. Deve-se misturar bem. Após 30 minutos, a água já pode ser consumida. Alternativamente, devem-se seguir as recomendações dos Agentes de Saúde (que atuam na comunidade) para o tratamento da água.

b) Cisternas para captação de água de pisos e pavimentos

As cisternas para captação de águas de pisos e pavimentos são usadas quando as áreas dos telhados das moradias não é suficiente para coletar a água necessária para a propriedade. Nesse sistema, a água das chuvas que cai em áreas pavimentadas é recolhida em canaletas e ralos, de onde é conduzida por canaletas até um filtro e deste para um reservatório igual ao do sistema de captação de água do telhado. Os pisos e pavimentos já existentes podem ser usados para a captaçãode água das chuvas.Quando construídos para essa finalidade, os pisos e pavimentos devem ser construídos de modo a conduzir a água direto para os ralos, dispensando as canaletas e com um caimento mínimo de 3% ( 3cm por metro de extensão do pavimento). O ideal também é que todo o contorno da área de captação seja delimitado por uma mureta de 20cm de altura (uma fiada de blocos de concreto). Isso evita a entrada de barro, poeira ou sujeiras que contaminam a água captada. O tamanho do reservatório depende do consumo, da área pavimentada e da quantidade de chuva que cai na região. O reservatório pode ser construído com concreto armado ou com ferrocimento. Mas precisa ser muito bem feito para evitar vazamentos. Esse reservatório deve ser coberto com uma laje ou telhado, com um caimento para o lado da captação, de modo a também contribuir para o abastecimento de água. O importante é que essa cobertura tenha um suspiro, aberturas para a passagem de tubulações e uma pequena tampa removível, para limpeza e conservação. É recomendável não deixar a água captada no início da chuva não entrar no reservatório, pois contém muita sujeira. Isso é feito com a ajuda de um desvio na tubulação (ladrão) antes da entrada no reservatório.

5) Pequenas barragens

As barragens aproveitam as águas dos rios, córeegos, riachos disponíveis nas propriedades. Além de captar água, elas têm a vantagem de poder servir também para outras finalidades, como por exemplo:
- Geração de energia elétrica;
- Irrigação;
- Criação de peixes.

Elas devem ser construídas em estreitamentos ou gargantas de vales, principalmente por questão de economia. As barragens podem ser feitas de:
- Concreto;
- Solo-cimento;
- Terra;
- Pedras (enrocamento).

Qualquer que seja o material utilizado, todas as barragens são executadas com a superposição de camadas. A construção de uma pequena barragem, independentemente do materialutilizado, deve ser feita com base num projeto obrigatóriamente elaborado por um profissional habilitado (engenheiro civil, engenheiro agrícola ou agronomo), por ser uma obra de responsabilidade. O projeto e a execução da obra deve considerar vários fatores:
- Volumede água a ser captada;
- Materiais disponíveis nas proximidades;
- Capacidade de suporte do solo para aguentar o peso da barragem;
- Topografia da área;
- Indice de chuvas na região;
- Intensidade de evaporação local;
- Fundação firme, garantindo boa estabilidade da obra;
- Utilização de técnicas e procedimentos de construção que evitem a ocorrência de trincas ou fissuras;
- Domínio da tecnologia dos materiais a ser utilizados.

As barragens de concreto e de solo-cimento têm as seguintes vantagens:
- São impermeáveis (quando esses materiais são usados corretamente);
- Duram muito mais;
- Consomem menos materiais (por exemplo, dispensam o revestimento);
- O núcleo das barragens pode ser preenchido com terra reduzindo o seu custo.

Já as barragens de terra e de pedras não são impermeáveis. Isso dificulta o armazenamento da água e gera risco de rompimento. Por isso, é preciso fazer um revestimento de concreto ou de solo-cimento, pelo menos na parte da barragem que fica em contato com a água. Em alguns casos, é até recomendável fazer um diafrágma (parede) de concreto no núcleo dessas barragens. As barragens também podem ser feitas com solo-cimento ensacado, comum núcleo de argila ou solo-cimento.Toda barragem deve ter um vertedouro (ladrão ou sangradouro), para escoar o excesso de água e evitar que ela suba além da altura da barragem, transbordando pelo topo (crista). Isso pode causar danos sérios à barragem, desgastando o topo e causando infiltrações e erosão na base.

Fontes:
http://www.banet.com.br/construcoes/uso_geral/obras_de_captacao_de_agua.htm
http://www.uniagua.org.br/website/default.asp?tp=3&pag=usoracional.htm
http://www.umanovaera.com/conspiracoes/Veneno_na_Torneira.htm
http://www.mds.gov.br/programas/seguranca-alimentar-e-nutricional-san/cisternas/cisternas-2/agua-e-saude-cuidados-com-a-agua-da-cisterna


- Veja também:
Vídeos Super adobe
Princí­pios da Bioconstrução

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...