25 de setembro de 2009

PRODUÇÃO DO ETANOL: Cana de Açúcar

Por Helder Vitor Terra

Para a produção do etanol são utilizadas como matérias primas muitas substâncias, dentre as quais substâncias açucaradas (melaço de cana, suco de frutas, e beterraba),substâncias amiláceas (milho,arroz,trigo e batata) e substâncias celulósicas (madeira e papel).
Vamos nos prender neste curso apenas a cana-de-açúcar; porque é uma planta abundante no Brasil, também porque possui uma produtividade muito alta e é a matéria prima mais simples e eficiente na produção do álcool.

O produtor deve escolher as variedade que melhor se adaptem ao solo,período de safra e clima de sua região,levando em conta as características de produtividade,riqueza de açúcar e facilidade de fermentação.

A cana-de-açucar adapta-se a uma ampla faixa de clima,desde latitudes 35°N a 30°S sendo normalmente plantada em altitude até 1000m do nível do mar.

A precipitação volumétrica anual mínima exigida é de 1.200mm ,com chuvas bem distribuídas.O solo deve ser leve sem excesso de umidade rico em matéria orgânica e minerais.Solos pesados ,argilosos e mal drenados são limitantes para o cultivo da cana-de-açucar.

PRINCIPAIS ESPÉCIES:

Saccharum officinarum:
Compreende as chamadas canas nobres ou tropicais caracterizadaas por seus altos teores de açúcar, porte elevado,colmos grossos e baixos teores de fibras.Essa espécie foi cultivada no Brasil até 1952, quando um epidemia da doença mosaico trouxe grande prejuízo aos canaviais.Pertencem a essa espécie as variedades: preta, rosa, riscada, roxa, cristalina, creoula, manteiga, caiana, sem-pelo e outras. São muito exigentes em clima e solos, além de sensíveis a doenças.

Saccharum spontaneum:
Apresenta colmos curtos, fino, fibrosos, praticamente sem açúcar, com sistema radicular bem desenvolvido, perfilhamento vigoroso e abundante.São muito rústicas,vegetando praticamente em qualquer tipo de solo e clima e é resistente à doença mosaico.

Saccharum sinensis:
Essa espécie inclui variedades da China e do Japão e caracteriza-se por alto porte, colmos finos e fibrosos, teor médio de açúcar, raízes abundantes e fortes.

Saccharum barberi:
Apresenta porte baixo ou médio, colmos finos, fibrosos e pobres em açúcar,sendo também suscetível ao mosaico.

Saccharum robustom:
Apresenta colmos muito altos (de até 10m), relativamente grossos,muito fibrosos e pobres em açúcar, sendo também suscetível ao mosaico.

Saccharum edule:
Abrange algumas espécies da Nova Guine e das Ilhas vizinhas. Caracterizada por apresentarem inflorescências empregadas na alimentação humana.

VARIEDADES

As variedades recomendadas resultam de cruzamentos entre as espécies .A escolha deve levar em consideração as características da variedade ,o meio que vai ser implantado o canavial e o período de fabricação do álcool.

O período de maturação é importante fator a ser considerado. As variedades devem apresentar maturação entre Junho a Novembro,ocasionando maior rendimento de álcool; período este geralmente usado para a fabricação do Etanol.

Classificadas em precoces, médias e tardias, de acordo com o período útil de processamento, ou seja, a época em que apresentam teores de açúcar mais elevados, as variedades atingem maturação entre maio e junho,de julho a agosto e setembro a novembro, respectivamente.

As precoces são apropriadas para o inicio da safra.Entretanto,dependendo de sua produtividade podem ser vantajosas para todo o período. O teor máximo de açúcar é alcançado de agosto a setembro, época em que começa a declinar. A colheita corresponde a 180 dias.

Já as variedade médias atingem brix (unidade de medida de percentual de açúcar) mínimo para corte entre final de julho e início de agosto,e o máximo,em setembro.Apresentam um período de colheita de 120 dias.
As denominadas tardias atingem o brix mínimo para processamento entre final de agosto e inicio de setembro. O período de colheita é curto ,em torno de 90 dias,e coincide com o final da safra.
Atualmente as variedades mais utilizadas para produção de etanol são:

RB765418
Precoce, rica em açúcar, não floresce e apresenta interior excelente (sem isoporizar). O periodo de safra é longo, e a cultura exige solos de fertilidade média a alta, produzindo melhor naquelas de textura leve. A variedade é resistente às doenças, ferrugem, escaldadura e carvão e tolerante a pragas. Sua despalha natural é media e apresenta um pouco de joçal no centro da bainha. O porte é semi-decumbente apresentando, muitas vezes, tombamento por ocasião da colheita.

RB739359
Variedade precoce, com inicio de colheita recomendado a partir de junho. Muito rica em açúcar, normalmente não floresce e apresenta excelente interior. Adapta-se a solos de baixa e média fertilidade, e o período de safra é de médio para longo. A produção agrícola é alta; porte ereto, com despalha natural media e presença de joçal. É sensível ao carvão, porém resistente a ferrugem e escaldadura e tolerante a pragas.

RB739735
De maturação média/tardia,com teor de açúcar alto.Não floresce e apresenta excelente interior.A produtividade é boa em diferentes tipos de solo,melhorando ainda mais naquelas de textura leve e que apresentam boa retenção de umidade.Produção agrícola alta.É tolerante às pragas e à escaldadura, resistente ao carvão e ferrugem.O porte é ereto e tem uma despalha natural, facilitando a colheita. Não apresenta joçal.

RB72454
Variedade de maturação média a tardia,que normalmente não apresenta florescimento. O índice de chochamento é baixo, sendo encontrado somente em canas florescidas. Rica em açúcar, adapta-se a diferentes tipos de solos produzindo melhor naqueles de textura leve. Aprodução agrícula é alta. É moderadamente resistente ao carvão, escaldadura e ferrugem e tolerantes a pragas. O porte dos colmos é semi-ereto, com despalha e colheita difíceis. Apresenta joçal.

SP71-1406
Variedade de maturação média a tardia, não apresenta florescimento. A proporção de açúcar é de média para alta, com bom interior e sem chochamento. A melhor época para corte é a partir do mês de agosto até o final de safra. É recomendada para solos de fertilidade média e textura leve. Tem crescimento vigoroso e apresenta boa produtividade, cana, planta e soca. Mostra parte semi-ereto e despalha natural, o que favorece o corte, não
apresentando joçal. É tolerante as doenças carvão e mosaico.

DIMENSIONAMENTO DO CANAVIAL

Os cálculos apresentados, foram realizados para uma produção média de 100 litros/dia de álcool etílico, com jornada de 8 horas e período de safra de aproximadamente 200 dias. Considerou-se um rendimento médio de 100 toneladas de cana por hectare(ha=10.000 metros quadrados) a média de rendimento é de 80 litros por tonelada.

Produção esperada: 100 x 200 = 20 000 litros/ano
Matéria-prima nescessária: 20 000/80 = 250 toneladas
Área anual de corte: 250/100 = 2,5 hectares
Área de renovação (20% da área de corte): 0,5 hectares
Área total (área de corte + área de renovação): 3 hectares

Fonte:
http://issuu.com/anselmocassiano/docs/fabrica_de_alcool_combustivel/14


- Veja também:
Vídeos Super adobe
Videos Banheiro Seco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...