2 de setembro de 2009

A Comunidade Alternativa

Por: Eknath

Prefácio

AS COMUNIDADES ALTERNATIVAS SÃO UMA REALIDADE !!!

As comunidades alternativas existem espalhadas pelo mundo todo, de várias formas e maneiras e estão dando um exemplo de cooperativismo, cooperacão, consciencia grupal, organização, equilíbrio dos planos material e espiritual; em fim, um modelo novo a ser copiado por quem estiver interessado e afinado com essas propostas de vida.O que expomos neste livreto é um estudo feito à um tempo atrás quando nos reuníamos para debater as propostas alternativas de vida que vinham acontecendo e que sentíamos, naquela época, a sua importância e por isso estou trnascrevendo à todos os interessados e aqueles que estão espenhados em organizar ou fundar uma comunidade, possam se utilizar dessas humildes dicas deste amigo que desde 1975 se dedica ao Movimento Comunitário Brasileiro e que já viveu em três comunidades alternativas e fundou duas neste nosso país - A Aldeia Comunicampo em Mato Grosso e a Fraterniunidade em Goiás e passou uma experiência na extinta Mãe d' Àgua em Minas Gerais, além de visitar muitos grupos por todo o Brasil e também no exterior.Nossos agradecimentos à Aurora Espiritual, a Atmacharya Ashram, à Abrasca, à Comunicampo, à Fraterniunidade, a Mãe d' Àgua e a Arca Banco de Dados, que também colaboraram neste trabalho, bem como ao Arnaldo com os xerox da presente edição. À todos o nosso muito obrigado por estarmos juntos e formarmos essa grande família em Aquarius !!!Esperamos que este guia sirva de apoio e de incentivo à todos aqueles que estão empenhados na luta comunitária e alternativa, não só em nosso país, mas em todo o mundo. NAMASTE !!! (Eknath).

O que é uma comunidade?

É uma organização grupal, rural ou urbana, que visa integrar as pessoas em divisão de tarefas e bens, como uma saída viável de vida equilibrada em todos os sentidos e planos, em contato com a natureza e dando possibilidades a todos seus membros de se desenvolverem interiormente, expandir suas consciências e realizar o ser integral em comunhão com o mundo externo e a sociedade vigente.A comunidade tem a possibilidade de dar a seus membros uma vida completa e verdadeira, equilibrada e harmônica, desenvolvendo todos os planos, desde o físico, o emocional, o mental e o espiritual, participando de atividades sociais, culturais, artísticas, educacionais, espirituais, terapeuticas, etc.Existem muitos tipos de organização comunitária, com tendências variadas ou de caráter eclético e integral. A idéia de vida comunitária existe desde a antiguedade, sempre com a proposta de união, fraternidade e ajuda mútua, misnimizando as dificuldades do mundo externo e vigente. Enfim, é um termo amplo, mas que se resume em uma organização grupal humana que visa encontrar as alternativas de vida, o Bem Comum e a Realização do Ser.

O que representa a decisão de formar uma comunidade?

Acreditamos que um dos maiores motivos de formação comunitária se deve ao "inconformismo"com o sistema vigente em seus múltiplos aspectos: social, económico, religioso, educacional, cultural e espiritual. Quando vemos que um sistema já não nos satisfaz mais, criamos um sistema paralelo para substituí-lo e é que o que denominamos de "alternativo". A revolta interna em relação ao que acontece externamente, a busca de soluções, a experiência com o sistema vigente conhecendo suas deficiencas, a injustiça social e econômica, a educação intencionalista para o sistema consumista, etc. A pressão familiar, das religiões e da sociedade, as escolas, a necessidade econômica, a pressão comercial e industrial, a poluição em todos os sentidos, a falta de humanismo, de espiritualidade, a falta de tempo útil para as artes, a cultura e o desenvolvimento interno; enfim, uma série de razões fizeram e fazem (e farão) com que surjam sistemas alternativos. Existem muitos ipos de experiência comunitária a saber:Comunidade Urbana - Comunidade Rural - Comunidade Rurbana - Condomínio Rural - Condomínio Urbano - Condomínio Rurbano - Cooperativas - Associações Comunitárias - Polos ou Focos Comunitários Ecológicoss - Cidades ou Aldeias Alternativas - Comunidades de Base - Associações de Bairro - Associações de Moradores - Comunidades Indígenas - Comunidades de Negros - Comunidades Árabes - Comunidades de Russos - Comunidades Kibutz - Comunidades de Ciganos - Comunidades Ecológicas - Religiosas - Terapêuticas - Educacionaais - Agrícolas - Nômades - Circenses - Naturalistas - Nudistas - Ecléticas - Fraternidades Espiritualistas - Casas de Encontros - Chácaras de Retiros - Ashrams - Monastérios - Mosteiros - Musicais e Artísticas - etc!...Um dos maiores problemas na mudança de sistema é o da adaptação a nova vida, que para a maioria, deve ser graduativa, pois causa um impacto tanto para quem vai quanto para quem fica e os aspectos familiares pesam, pois surge uma nova família para aquele que optou por essa nova maneira de viver.Os benefícios para o mundo do futuro são incontáveis, pois teremos um mundo mais equilibrado e harmônico em todos os níveis e planos, mais justo e humano, espiritualizado e socializado, educando-se integralmente os seres, teórico e praticamente, dando-se as crianças um futuro de esperanças reais para uma nova e bem aventurada vida. Acreditamos que o sistema vigente quando este se tornar totalmente obsoleto e inviável e tem nos mostrado que seguirá esse caminho.

Como escolher a terra?

Acreditamos que é importante limitar o número de membros de acordo com o tamanho ta tera adquirida, sendo que achamos que a área mínima seria de 30 hectares e a máxima de 500 hectares. Para uma área de 100 hectares, achamos que o número máximo de membros seria de 50 pessoas, com folga, sem necessiddes extremas ou urgentes. Buscar uma área com reserva florestal, fauna, flora, plantações, lazer, etc; isso para uma comunidade rural ou agrícola. Seriam 2 hectares por pessoa, para cada membro da comuniddes. Isto para nós é o ideal e acreditamos que no Brasil tem espaço para tal. Evitaríamos assim as aglomerações humanas que as tornam desumanas a exemplo das grandes cidades que conhecemos e até das menores. Seria a idéia de desentralizar os grandes centros urbanos, num equlibrio entre o urbano e o rural, a cidade em omunhão com a natureza, em povoações e aldeias, villas, com reservas ecológicas, áreas de lazer, cultura, práticas terapêuticas e artísticas, agricultura natural, espiritualismo, construções harmônicas com a natureza e o meio ambiente, paisagismo ecológico, etc.A terra deve estar situada em lugar seguro, de preferência em lugar montanhoso (mais protegido) e com nenhuma tendencia para instalação de indústrias, estradas federais, exploração de minérios, etc. Sugerimos que procurem a terra dentro dos Pólos Ecológicos existentes, por exemplo: Chapada Diamantina, Chapada dos Guimarães, Chapada dos Veadeiros, Sera dos Pireneus, Serra da Bocaina, Serra do Mar e alguns outros. Procure ver que a terra tenha água de fonte, nascente dentro da terra, estrada de acceso razoável, fertilidade do solo boa, alguma casa para iniciar e um pequeno pomar de preferência e sugerência e sugerimos que assim que mudar, plante o máximo de árvores frutíferas possíveis.

Registro da terra

Achamos que a terra deve ser registrada em nome do grupo (Associação, fundação, cooperativa, fraternidade, etc) e como reserva biológica e que no caso de extinção, seja passada a terra para alguma comunidade similar conhecida ou para ABRASCA (Associação Brasileira de Comunidades Alternativas), que se responzabilizaria pela condução da mesma na forma semelhante à anterior, sendo que o trabalho continuaria com seu objetivo e missão comunitária. A Associção direciona os trabalhos conseguindo pessoas para a sua continuidade. A Associação serve de proteção à todos os grupos e a missão comunitária em geral. Cada grupo pode filiar-se à ABRASCA ou através de uma das suas regionais em sua região. Regionais da ABRASCA. É óbvio que se tenha um estatuto e um regimento interno. A organização interna é fundamental e básica para o bom funcionamento da comunidade. A terra estando registrada em nome da comunidade, cria mais responsabilidades e participação de seus membros e evita o paternalismo, a centralização, ditadura pela posse, etc. Consulte diversos estatutos já existentes e veja qual se aproxima mais ao vosso caso e adapte-o de acôrdo com as normas estabelecidas pelo grupo. O estatuto deve ser muito bem feito e com cuidado.

Como se mudar?

A pessoa deve, em primeiro lugar, aceitar a possibilidade da nova vida que optou, acreditar nela, buscá-la, querer a nova vida, compreedê-la profundamente, sentí-la em todos os níveis possíveis, amá-la de coração, conscietiza-la internamente, para então vive-la integralmente até passar a SE-LA em essência e plenamente em si mesmo. Este preparo interior é muito importante, sendo que depois a pessoa se liberta dos laços da vida anterior, dívidas, anelos, família, sociedade, etc, ficando livre totalmente, vendendo (caso queira) os seus bens e aplicando na comunidade, sua nova vida e seu novo lar. Temos que ver e sentir a comunidade como a nossa casa e sentí-la de coração puro e aberto, aceitando-a conscientemente. É importante que todos ajudem materialmente na contrução, desenvolvimento e manutenção da comunidade, para que assumam a sua cota de responsabilidade em todos os planos e níveis e que sua estrutura interna e consciente possa levar a comunidade para seu aspecto ideal e perfeito. Deixe a vida anterior para trás e viva totalmente a nova experiência, uma vez conscientizada, sem olhar mais para trás, mas somente para a frente a partir daquela decisão ter sido tomada e SEJA FELIZ.

Primeiros dias na terra

Toda mudança requer adaptação interna prévia, para que, depois, no plano físico e emocional, e até mental, não hajam impactos, errepentimentos, choques, impecilhos fortes, dúvidas, desistencias, etc. Se a pessoa já se preparou antes, os primeiros dias na vida nova e no novo local não serão difíceis, mas sim, cheios de alegria e criatividade plena. Quanto mais a pessoa de preparou e se conscientizou anteriormente, melhor será a sua adptação à nova vida, mais feliz será a sua continuidade e asimilação da mesma.Notamos que os maiores problemas surgem daqueles que não se preparam. Pode se ter uma casa na cidade para contatos diretos com a sociedade alternativa e com a vigente, transmitindo à esta última, nossa experiência e vivência comunitária da Nova Era. Pode-se e deve-se ir na cidade próxima para contatos com as pessoas daquela sociedade que não deixa de ser uma proposta comunitária também, apesar de muito desequilibrada e personalista.A Comunidade logo que é formada deve iniciar seus trabalhos com agricultura, pomar, roça, construções, reformas, organização interna (regimento e planejamento), viabilidade econômica, contato social, cultural e espiritual, educação das crianças, ecologia do local, reservas, etc, pois todo o tempo é precioso e deve ser bem aproveitado, para aplicação imediata e com muito amor nos corações e paz nas mentes; além de tudo, com uma boa dose de tranquilidade.

Planificação da comunidade

A Comunidade deve ter uma organização que funcione, com um regimento interno claro e preciso, disciplina para despertar a auto-disciplina em cada um de seus membros, comissões de trabalho, setores, com coordenadores em cada área e, se quiserem, fazer o rodízio para que todos passem pela experiência integral da comunidade, caso o membro queira evidentemente. TUDO NA COMUNIDADE DEVE SER VOLUNTÁRIO!!! Deve ter reuniõessemanais e extraordinária caso precise com um assunto urgente, definir bem suas metas, finalidades e objetivos, busca interior e realização do ser como meta maior, pois uma comunidde sem uma busca maior (espiritual) costuma não desenvolver integralmente e ir para a frente com harmonia e equilíbrio, alimentação adotada e damos sugestão de ser a mais natural possível, vegetariana e integral, bem como a própia agricultura que a mantém; desenvolver a consciência ecológica em cada um, equilíbrio em todos os planos através da consciencia amplia e desenvolvida, do conhecimento e auto-conhecimento, para a auto-realização de cada um de seus integrantes, pois UMA COMUNIDADE FELIZ SE FAZ COM MEMBROS FELIZES!!! Visar o Bem Comum para ter uma vida alternativa equilibrada, para uma sociedade humana e justa, verdadeira em suas bases e nas tônicas do AMOR E DA PAZ!!!

Subsistência da comunidade

A Comunidade deve estar organizada internamente para funcionar externamente e ter subsistência, que a levará a auto-suficiencia em todos os planos. Deve ter agricultura variada em hortas, pomares, roças e jardins, publicações, artesanato, apicultura, vivências de fim de semana com cursos, casa de encontros nas cidades, bazar com os produtos a venda, caixa de doações, sala de terapias, yoga e meditação (Templo), local para cursos e palestras, etc. Aplicar as doações para ampliação e melhoramento da própia comunidade e de seus membros, venda dos excessos dos produtos nas feiras livres da localidade mais próxima, trocas com os vizinhos, os plantios "na meia"ou "na têrça", fabricação caseira de diversos produtos, participação do movimento omo um todo, encontrosm seminârios, viagens, etc.

Departamentos

Templo o sala de meditação, sala de terapias ou práticas de yoga (espirituais), farmácia e ambultório, biblioteca coletiva, escritório, sala de costura ou atelier para artesanatos em geral, sala de artes, videoteca (caso tiver energia elétrica) e sala de som, oficina, cozinha e refeitório coletivos, depósito ou dispensa, paiol, ferramentaria, sala de sementes, quartos dormitórios ou casa de hóspedes e casa para pretendentes à membros, casas individuais para os residentes e membros fixos mais antigos, sala de reuniões, palestras ou encontros, quadro mural de avisos, departamento de limpeza, comissão da horta, pomar e roça, comissão dos jardins, meio ambientes e paisagismo, educação e escola para as crianças, comunicação e contatos, divulgação e imprensa alternativa (boletins, livros, panfletos, etc), herbário (plantas medicinais), etc.Que as casas sejam ecológicas e que ofereçam um conforto simples e aconchegante, necessário para o bem estar de todos. "O NEGÓCIO É SER PEQUENHO", portanto, que as comundades tenham um limite equilibrado de população e de área, pois temos visto que os extremos são perjudiciais em todos em seus aspectos e planos. Muitas mudanças realmente são ocasionadas pelas necessidades que vão surgindo e que existem, dando um toque de consciencia e ativando para a ação imediata. Se agentes internos não agem, os externos fazem a sua parte e estimulam movimento e evolução, crescendo-se sempre para o "alto", para o SER.


Sobre o Autor:

Eknath é atual membro e fundador da comunidade FRATER no Vale Dourado/GO - Brasil, e é uns dos participantes mais antigos da ABRASCA e consequentemente dos ENCAS. Ao longo de muitos anos a desenvolvido um grande trabalho de resgate e visão ao movimento alternativo comunitário no Brasil.

Fonte:
http://www.geocities.com/Heartland/Creek/4760/Eknath.htm

192 comentários:

  1. Marco Martinez Faria09 maio, 2010

    olá Eknath, estou procurando uma comunidade que esteja aceitando moradores no estado do Rio de Janeiro ou arredores, de início para conhecimento e posteriormente para moradia,amo a ideologia praticada nessas comunidades, amo a terra, a natureza e a paz, principalmente a de espírito, pro favor me ajude.
    Um grande abraço, muita luz;
    Marco M. Faria
    mtz123@bol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. estou procurando a tempo. Se achar algo, me ajude. janio-rmp@hotmail.com. Abraço. Janio

      Excluir
    2. Estou a procura de pessoas interessadas em vida natural como alternativa para formação de uma ecovila.

      Excluir
    3. Tenho interesse e mail fredericobertoloto@hotmail.com
      Whats 19 998215377
      Face frederico bertoloto

      Excluir
    4. Oi, muito focada nisto,,,,

      Excluir
    5. Alguém já possui conhecimento de alguma sociedade alternativa aqui pelo Rio ou arredores?
      Muita luz!!

      Excluir
    6. Oi gostaria de saber mais sobre a ecovila.
      E-mail
      lugama.massagem@gmail.com

      Excluir
    7. Oi gostaria de saber mais sobre a ecovila.
      E-mail
      lugama.massagem@gmail.com

      Excluir
    8. Gostaria de viver em comunidade, gostaria de saber de alguma q esteja aceitando moradores primeiro para experiência, e depois moradia, pode ser em São Paulo ou em outros estados, faço artesanato email:kmilarissa@yahoo.com.br se souberem entrem em contato.

      Excluir
    9. eu tenho interesse gostaria de informações sobre o projeto grato!
      email. eduardomilanoennes50@gmail.com

      Excluir
    10. 13 996646370 Face Gabriela Medeiros Blanco ... em busca de morar em comunidade! Exp/ Moradia, em SP ou em qualquer estado! Gratidão!

      Excluir
    11. Também tenho muito interesse em viver em comunidade alternativa, fico a disposição e-mail: andersonsouzardp@gmail.com

      Excluir
    12. Me interesso muito nesse estilo de vida e amo a natureza se puder me abrir um espaço para conhecer ficarei muito feliz obrigado

      Excluir
    13. Gostaria saber mais a respeito dessas comunidades, tenho uma pousada e gostaria de transforma-la. gostaria receber informacoes de quem tambem se interesse. cocais@pousadasdascores.com.br

      Excluir
  2. Olá Não sou o Eknath, apenas postei um texto de sua autoria. Não moro no RJ e não estou sabendo de nenhum projeto neste sentido neste estado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. voce pode me ajudar?? tenho muita vontade de morar em uma comunidade como essas.. voce conhece alguma que aceite moradores de sao paulo capital?

      Excluir
    2. A mesma resposta que dei ao Janio ai em cima.

      Excluir
    3. Oi bom dia gostaria de saber mais sobre a ecovila.
      Elizamadahoraoliveira@gmail.com

      Excluir
    4. Olá, meu nome é Mellissa e estou interessada em participar de uma comunidade o mais urgente possível.
      Naludreams@gmail.com
      Obrigado

      Excluir
    5. Oi Morro de vontade de participar de uma comunidade. Ajudar e viver para sempre fora do sistema. Já me desvinculei do sistema faz um ano. Se alguém souber de algum contato que eu posso conversar gostaria de receber. Obg desde já.
      Uma vida e espiritual vale mais que qualquer bem material.

      Excluir
  3. Olá amigos,

    Estou procurando uma comunidade para conhecer posteriormente residir (eu e minha esposa). Adoro natureza e vida no campo.

    Estou com 50 anos, muito cansado e descontente com a vida que levou. O modelo economico e social existente não alimenta meu estado de espírito, ao contrário, ando angustiado e triste.

    Abraços,

    Ronald
    contato.rmd@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola ronald ,entendo vc e procuro o mesmo estilo de vida , tenho 45 anos e eu decidi fazer a "minha" propria comunidade comprarei um sitio e realizarei esse sonho mais e a longo prazo mas vou realizar. estou muito desanimado desse sistema. Que isso sirva de incentivo . abraço

      Excluir
    2. Olá ,li sobre seu interesse em fazer ou criar uma comunidade depois da aquisição de uma propriedade, voce já esta pondo isso em pratica? se sim , eu gostaria muito de saber como esta sendo a experiencia, afinal, sigo uma premissa "a felicidade só é real quando é compartilhada" grande abraço, a prosposito sou de SP tenho 33 anos vivo de renda , mais ainda assim me sinto refém de uma sociedade louca e destrutiva.

      Excluir
    3. Olá! também estou à procura de uma vida mais em equilibrio, com uma real democracia. Só aqui são quatro pessoas, porque não unir forças nesse mesmo objetivo? https://www.facebook.com/ProjetoAutogestaoMunicipal?ref=hl

      Excluir
    4. sou terapeuta naturista estou procurando uma comunidade para fazer retiro voluntario prestando serviço face Eduardo milano ennes

      Excluir
    5. Oi. t bem estou a procura de algo assim para morar. Espero q esse ANÔNIMO, q escreveu a Ronald, consiga e me chame para ajudar. Moro interior RJ. Aposentado, 55a e só, Querendo um lugar longe de tudo, amante da natureza tão sofrida pela ignorância do homem e viver dela. Se alguem puder me ajudar dando informação. janio-rmp@hotmail.com

      Excluir
    6. Vamos nos unir sim. Tem muita gente querendo. compramos uma área g, fazemos cada um sua casinha , e um espaço grande, com produção de alimentos em comunidade. Novos moradores, agente faz um tipo de acordo a combinar. Eu procuro natureza, PAZ . janio-rmp@hotmail.com

      Excluir
    7. Sou viuva, tenho 34 anos e uma filha de 8 anos. Me interesso em ajudar nessa iniciativa. Meu contato: elainevelascoautora@gmail.com

      Excluir
    8. também tenho mt interesse em participar, pois quero uma vida mais simples e próxima da natureza. Meu email é adilson9810@gmail.com

      Excluir
    9. Oiiii....estive numa comunidade na baía..
      piracanga...talvez vocês gostem...adoraria morar numa comunidade.... Espiritualista...ainda não encontrei ...cidafae@hotmail... Bjuu

      Excluir
    10. Casada, dois filhos, amante da natura e da vida em sintona com com o poximo. Cansada da vida futili e vazia das cidade Tb procurò uma comunidade alternativa. Attualmente morando na Italia. marocci@gmail.com

      Excluir
    11. Olá pessoal!Procuro entrar em uma colônia dessas já a bastante tempo, mas até agora não consegui, então pensei, e por que nos não construímos nossa própria comunidade?Comprei um sítio em STA Teresinha SC, são 8 há, não posso formar uma colônia pois me faltam recursos e também sou só, mas ponho o sítio a disposição, se alguém tiver interesse em abraçar comigo podemos formar nossa própria colônia, então o que acham? meu e-mail:finitin_psy@hotmail.com e meu tlf (47) 84788712. Aguardo! Na paz

      Excluir
    12. Boa tarde! Estou vendo agora este post! Conseguiu formar a colonia?

      Excluir
  4. olá,estou procurando uma comunidade em algum lugar de Pernambuco.
    podem me informar.
    suzan.lopes@bol.com.br
    obrigada

    ResponderExcluir
  5. Letícia Maria10 junho, 2010

    ola ,busco informações sobre o enca 2010.Se puder me ajudar agradeço .meu email:leticiaazedo@hotmail.com
    Letícia Maria

    ResponderExcluir
  6. Kadidja Luciana22 junho, 2010

    Olá, sei que as informações sobre o Enca são o mais restrita possível, mas assim como a colega acima também estou buscando mais informações sobre, sou de Juazeiro do Norte - Ceará, e já sei que esse ano será neste estado... Já deram a idéia de tentar entrar em contato com alguma comunidde de minha Biorregiao, porém não sei onde tem por aqui... Gostaria muito de entrar em contato com alguem que possa me fornecer mais informações, se puder me auxiliar agradeço, meu e-mail é kadidja_lu@hotmail.com.
    Namastê!

    ResponderExcluir
  7. Parece que existe uma comunidade no Ceará:
    http://d--mentes.blogspot.com/2008/05/cear-terra-criativa-iii.html

    ResponderExcluir
  8. Me dêem uma "dica",por favor, estou interessada nessa comunidade mas gostaria de maiores detalhes. Tem um e-mail para onde possa mandar minhas perguntas? Gostaria de respostas,se possível o mais breve possível. Me ajudem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me escreva, estamos criando uma ...
      ets1980@yahoo.com

      Excluir
    2. Tenho interesse em viver numa comunidade alternativa. Meu email: luizduarte13@gmail.com

      Excluir
  9. Aqui tem uma reportagem sobre a comunidade no estado do Ceará:
    http://www.oestadoce.com.br/?acao=noticias&subacao=ler_noticia&cadernoID=18&noticiaID=29772

    ResponderExcluir
  10. Gostaria de saber informçaoes de alguma comunidades em Chapa dos Gimarães,sou professora e tenho intençaõ em desenvolver ações voltadas pra questões ecologicas e sustentaveis naquela região.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Ana Isabel, td bem?

      Isabel é o nome tambem de minha mae,....rsrs

      hey,. deu certo? tenho o mesmo objetivo e sou professor...posso ajuda-la?

      cadeo12@hotmail.com

      Excluir
  11. Olá, vou deixar meu e-mail para me darem informações a respeito de como fazer parte de uma comunidade alternativa, onde eu possa morar, trabalhar,mudar de vida e viver em paz.Não conheço quase nada a respeito, por isso aguardo.
    terett2@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Quero morar numa comunidade alternativa,estou no Estado de São Paulo, mas me interesso por qualquer lugar que me traga um pouco de paz e tranquilidade. Já pensei em Goiás tambem, será que existe alguma? Como faço para saber se é possível essa mudança de vida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em pirinopolis - Go tem comunidades alternativas faça uma busca no google q vc encontra . graça e paz.

      Excluir
    2. Busque em Alto Paraíso ou São Jorge na chapada dos veadeiros. Varias comunidades por lá....

      Excluir
    3. Gostei muito de uma reportagem que vi sobre uma comunidade na Serra da Mantiqueira, entre Minas e São Paulo. Eu e meu filho gostaríamos de fazer parte. Também estou à procura de um estilo de vida assim. Sou de Minas e se alguém tiver alguma informação para mim, meu e-mail é < naidinhab.silva@yahoo.de >. Muita luz e paz a todos.

      Excluir
    4. Tenho uma pousada e desejo transforma-la numa comunidade alternativa, fica a 80 km., de Belo Horizonte, local de muitas cachoeiras, vegetação exuberante , estrada real, e local privilegiado turistico. cocais#pousadadascores.com.br

      Excluir
    5. Olá Everton, podemos fazer contato?
      Meu Whatsapp ou celular 031 992009030

      Excluir
  13. Enival JUNIOR12 agosto, 2010

    Olá, meu nome é Enival sou de Recife e estou querendo saber se existe alguma comunidade que a- ceite novos interessados. já tive experiências em algumas pelo pais e adorei, agora estou decidido a fazer parte de uma.Ficaria muito feliz em saber, meu e-mail é:enivaljunior@yahoo.co.br.
    Forte abraço E.J.

    ResponderExcluir
  14. Enival,
    Tenta o Bicho do Mato:
    http://bichodomato.noblogs.org/
    http://www.scribd.com/doc/14578316/Comunidade-Bicho-Do-Mato-Pernambuco

    ResponderExcluir
  15. Olá . Meu nome É Renata estou procurando uma comunidade... assim como muitos já disseram ai em cima procurando paz e tranquilidade mas procurando viver em harmonia com a natureza enfim gostaria de mais informações Adrian se puder me mandar um e-mail... seria uma familia de 3 integrantes porém o meu marido precisa urgente mudar o ritimo da sua vida. preciso de ajuda.... grata se puder me dar uma atenção rssfontoura@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  16. ola,quero aqui,congratular-me com todas com existente. E convidar as pessoas interessadas em formar uma (comunidade alternativa,alto sustentavel,"cooperativa associados".para realizarmos esse interesse comum.gostaria convidar aos interessados fazer um contacto para tratar do intersse.e se possivel criarmos.
    quero aqui congratular aos que aqui me deu a ideia de como formar uma Sociedade"
    aos interessados.fazer contato com IVANIR.tel. (11)6670-4535- e e-mail ipsr9@hotmail.com,e ivanir.paula@uol.com.br-
    obrigado um grande abraços a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      assim como vocês também estou em busca de uma comunidade desprendida desse modelo econômico e social. Quero manter contato com pessoas que desejam o mesmo e quem sabe juntos formar uma comunidade, mesmo que rural, porém com estilo de vida saudável e sustentável.

      Até breve!

      Excluir
  17. Olá amigos e amigas , venho aqui solicitar informacoes , de onde posso encontrar uma comunidade onde possa desfrutar das belezas e harmonia desse lugar , estou decidido que nao quero mais essa vida capitalista e gostaria muito , muito mesmo q alguem pudesse me ajudar para que eu possa encontrar o meu verdadeiro EU aqui onde vivo SAO PAULO - SP , nao vo conseguir isso . Nao me emporto de ir para outro estado mesmo que seja muito longe , quero e vou encontrar o meu EU , so que se alguem puder me ajudar vai ficar muito mais facil . Peço por favor encaridamente que me respondao .
    MEU EMAIL É : daniel_m_conha@hotmail.com .

    ResponderExcluir
  18. Olá meu nome é Tomáz e tb estou afim de uma qualidade de vida mais elevada e por isso peço informações que possa me levar a conhecer alguma comunidade que esteja aberta a me receber.Grato!Meu email topame@globo.com

    ResponderExcluir
  19. gostaria de conhecer uma comunidade alternativa onde eu pudesse vir a morar contribuindo com meu trabalho. newtonsf@hotmail.com

    ResponderExcluir
  20. Ola meu nome é ivanir,estou a procura de pessoas realmente interessadas.em criar e gerir uma comunidade (associativa)alternativa.partiremos do zero.para tanto solicito aos interessados que fação um contato,para nos reunir-mos (em data a ser combinada).para que possamos "associar",e tratar o objetivo da mesma.
    OBS:(gostaria de receber resposta de pessoas realmente,interessadas e responvel.)
    "um grande abraço fraternal a todos."
    CONTATO:e-mail.ivanir.paula@uol.com.br, ou msn. IPSR9@hotmail.com
    Tel.(11)66704535

    ResponderExcluir
  21. Meu nome é Márcia e moro em Goiás. Também tenho vontade de conhecer de perto esse tipo de vivência onde possa encontrar meu EU e encontrar uma realização da alma, pois apesar de ser uma pessoa muito otimista, ultimamente tenho tido alguns momentos de depressão. Sempre fui muito voltada para o naturalismo e a vida simples e também voltada para a paz espiritual.Acredito que vou me encontrar e ajudar bastante na comunidade, pois tenho muita disposição para o trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Márcia, estamos elaborando um projeto de comunidade alternativa devido a dificuldade de fazer dparte de uma. Se tiver interesse entre em contato pelo email emtisa@hotmail.com (favor não aceitar esta publicação para que meu e-mail não fique público) Obrigado.

      Excluir
  22. Eknath faleceu a quatro anos, a comunidade que ele fundou em pirenopolis acabou, hoje quem ainda mora lá briga na justiça pelo direito de vender suas casas e conseguir muito dinheiro com o que sobrou. Sinto muito dizer a vcs que as comunidades no brasil não deram certo, hoje os alternativos vivem afastados, se viram como podem para sobreviver e manter uma cultura que é ameaçada pelo comércio, turismo e especulações.
    Visitem as ditas comunidades e vcs verão que é um micro exemplo do mundo que vcs já conhecem,as pessoas são fechadas, cada um cuida de sua vida e não tem abertura pra quem não vai com dinheiro.
    Há 16 anos estou nessa busca, já conheci lugares e pessoas, inclusive o Eknath, que depois de pregar tanto a fraternidade, morreu sózinho,doente e triste.
    A verdadeira mudança é interna, só depois de mudar internamente é que acharemos o nosso lar e nossa verdadeira família.
    Vcs querem mesmo largar esse mundo e viver para o outro?Querem mesmo a verdadeira paz?
    Estão dispostos a largarem tudo por um ideal?
    Querem realmente acreditar que o sonho não acabou?
    Se a resposta for sim, só existe um lugar para vcs, mas se depois de passar por lá ainda tiverem dúvida, então é porque ainda teem muito o que perder nesse mundo de conforto ilusório:
    O LUGAR PARA VCS È A COMUNIDADE DAS DOZE TRIBOS DE ISRRAEL.www.dozetribos.com.br

    ResponderExcluir
  23. Concordo que não basta uma mudança externa, é preciso também uma mudança interna em cada um. E concordo que muitas comunidades não deram certo, creio que levadas por um ideal fantasioso sobre como é a vida em comunidade.
    Porém muitas comunidades intencionais deram certo, algumas já existem há décadas.

    ResponderExcluir
  24. Eknath já partiu da Terra...mas muito bom ler textos deles por aí, na internet.

    ResponderExcluir
  25. Eknath ou Ede não morreu sozinho e triste como disse o Anonimo, aliás, ele nem morreu e está vivo nos corações de seus amigos.
    De certo modo entendo que é bem mais fácil reunir pessoas dentro de uma religião específica, cheia de regras e mantendo as pessoas presas na matrix do que uma reunião de pessoas livres Manter as pessoas presas em uma ideologia religiosa não era o objetivo e missão do Ede, que jamais se prendeu a sectarismos.

    ResponderExcluir
  26. OLÁ AMIGOS! MORO HÁ POUCO EM FLORIANÓPOLIS E ESTOU À PROCURA DE ORGANIZAÇÕES , ONGS E OUTROS PARA ENGAJAR-ME. SOU MILITANTE SOCIAL E FUI VOLUNTARIA DA PC. DESDE JÁ AGRADEÇO.
    COM CARINHO, ANGELA.

    ResponderExcluir
  27. Gostaria saber de alguma comunidade alternativa que mais se adapte ao estilo de vida hippie e que proporcione suporte a um jovem desabrigado com ideais em busca de experiência em horticultura.
    Seria de notável importância pra mim. email:
    nowhere-boy2@hotmail.com

    ResponderExcluir
  28. Amigos, estou procurando uma comunidade alternativa para conhecer e estudar a possibilidade de moradia. Sou de São Paulo. Sei que no interior de SP há milhares, mas gostaria da sugestão de vocês. Tenho preferência que sejam comunidades simples e espiritualizadas. Detesto uma que tem por aí que ficam criando comunidades de luxo, sem se entregar de alma a filosofia.

    landoing@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  30. EStou lutando arduamente para concretizazr um sonho de mais de vinte anos: Fundar u8ma Comunidade Alternativa em minha Cidade; Um lugar repleto de espiritualidade onde as pessoas possam buscar tanto a sua sustentabilidade economica como espiritual. Quem estiver lendo essa mensagem, faça uma prece para que meu sonho se realize!

    ResponderExcluir
  31. Oi!
    Sou o Luiz, eng. agrônomo, trabalho com a agrecologia e gostaria de viver numa comunidade ecologicamente correta.
    luizduarte13@gmail.com

    ResponderExcluir
  32. Criei um site pra tentar ajudar qm quer fundar uma comunidade:
    http://re-uniao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  33. Boa Noite á todos. Tambem compartilho da ideia de viver em uma sociedade, tranquila, justa, livre, simples e ajuda mutua. Gostaria de informações de como poder participar, com meu trabalho, minha experiencia e contribuir para formação de alguma comunidade.

    Aguardo contato

    abraços

    Ronaldo
    rsb1005@hotmail.com

    ResponderExcluir
  34. Ola , pessoal...

    Lendo todos os comentarios , percebo que realmente a sociedade atual esta inferma literalmente e por isso muitos como eu , procuram , espacos , colonias , comunidades espiritualistas , para residir , trabalhar e se espiritualizar , reencontrar-se com suas virtudes e essencias divinas que na minha verdade existe dentro de cada um individualmente , sendo assim , todas as ideias sao validas e sou solidario , mas...gostaria para aqueles que moram no Estado de Sao Paulo- Capital , gostaria de indicar um local magico , transformador , principalmente para aqueles que procuram o seu EU INTERIOR...um local serio e de principios , como poucos dos muitos que ja conheci !
    Ai vai para os interessados , espero ter ajudado como um dia precisei de ajuda e la encontrei , amigos , irmao , orientacoes , conselhos e ate hoje acredito ser um LOCAL ESPECIAL P MIM !!!
    Endereco : Rua Lacerda Franco 530 , bairro Cambuci - Sp Capital.
    Entidade Morada da Esperanca - movimento real de amor , segue a linha espiritualista , existe site dessa entidade , com tels e etc...
    Segue a linha da Fraternidade Branca Universal , dos Mestres Ascencionados , as palestras sao magicas de alto-ajuda e de vivencias , nao cobram nada e so ajudam aos que mais precisam , principalmente os infermos da Alma , vale a pena conferir !
    Lembrancas todos !
    Luz e Paz de Espirito , aos meus colegas e amigos que procuram o que ja encontrei !
    Boa sorte a todos !

    ResponderExcluir
  35. Olá, saúde e harmonia a todos!
    Moro no Sul de Minas Gerais/MG. Desejo saber todos tipos de sociedades/comunidades alternativas existentes nesta região.
    Escreva-me:
    agronomia.if@gmail.com

    ResponderExcluir
  36. Olá! Eu sou Silvana de Piracicaba sp e estou procurando perto da minha cidade uma sociedade alternativa para me mudar e mudar totalmente de vida.Me ajudem

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá silvana sou de limeira, também procuro na região uma comunidade, se você tiver algum contato me avisa,E-MAIL.canela-1@hotmail.com
      obrigado

      Excluir
    2. ola, sou de sertaozinho, tambem interessado,no setor..qualquer coisa mensagem, tenho 64 anos email...spsertaozinho1952@hotmail.com

      Excluir
  37. Oi pessoal, estamos tentando montar uma pequena comunidade alternativa em uma casa bem grande aqui em Praia Seca , Araruama, Rio de Janeiro, é em meio a uma reserva ecológica e muito legal.
    Maiores informações :
    republicario@hotmail.com

    ResponderExcluir
  38. OLA BOM DIA MEU NOME EH RICARDO MORO EM CURITIBA 50ANOS CASADO 2 FILHOS BIOLOGICOS 24 E 18 E UMA DO CORAÇAO 7 ANOS.FUI DIRETOR FINACEIRO DE VARIAS EMPRESAS E ATUALMENTE EMPRESARIO,BUSCO PARA MIM E MINHA FAMILIA UMA VIDA ALTERNATIVA.PROCURO UMA COMUNIDADE AGRICOLA
    PERTO DE CURITIBA,JA ESTABELECIDA OU EM FORMAÇAO
    POSSUO CAPITAL PARA ENTRAR.

    RICARDONEWCASH@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ricardo,
      Nossa meu irmão como é bom encontrar pessoas assim, como eu. Sou Engenheiro e busco uma vida alternativa. Assim, gostaria de saber se encontrou seu caminho. Desde já agradeço Att Rógeres rogeres72@hotmail.com

      Excluir
  39. Amigos,

    também moro em Curitba e tenciono encontrar pessoas afins e que queiram discutir a respeito da possibilidade de uma comunidade aqui perto,
    fraterno abraço,
    karen
    premakara@hotmail.com

    ResponderExcluir
  40. Trabalhar por um salario num serviço alienante durante os dias "uteis"?
    Se as necessidades artificiais criadas pela sociedade de consumo nos estão deixando infelizes porque aceitalas?
    Se os impostos recolhidos pelo estado acabam por financiar nossa escravidão porque paga-los?
    Podemos muito bem aprender um oficio,trabalhar quando "der na telha" e trocar o produto do nosso trabalho não alienante por produtos que necessitamos.
    Se a poluição destroia a natureza e envenena nosso corpo porque aceita-la?
    Viva a sociedade alternativa.
    Eduardo Castro

    ResponderExcluir
  41. Ola pessoal!
    Eu sou Zoé, uma francesa, estudante de arquitetura na UFRJ. Cheguei no Rio 5 meses atrás e vou ficar até agosto nessa cidade maravilhosa!

    Agora, estou procurando dum outro lugar para morar. Na verdade, eu queria morar numa comunidade alternativa no Rio de Janeiro. Mas pode ser num outro tipo de lugar com gente que quer compartilhar momentos e trocar conhecimentos, ideias, culturas..
    Alguém tem uma proposição?
    Zoé
    zoe_aubry@hotmail.com

    ResponderExcluir
  42. Oi Pessoal:

    Tenham muito cuidado com a pessoa que posto o dia Aug 31, 2011 01:52 AM como "Vida e Vidas", essa pessoa é um bandido ele tem denuncia na delegacia de Leblon no Rio de Janeiro com causa aberta por Estelionato, Cheques sem Fundo, promoção do turismo falsa e ainda mais, eles agora tem uma casa em Praia Seca Araruama, e a denuncia foi feita neste endereço, vcs podem perguntar lá avenida Afranio De Melo Franco 159 leblon Cep: 22430-60.
    Chefia da policia civil.

    ResponderExcluir
  43. Oi sabe se existe uma comunidade dessas em Portugal?

    ResponderExcluir
  44. Acho que a Tamera em Portugal: tamera.org/index.html

    ResponderExcluir
  45. Olá Adrian,

    Sou de Florianópolis, Santa Catarina. Nós temos um grupo querendo iniciar um espaço, que posteriormente será uma comunidade auto-sustentável. Porém ainda estamos engatinhando. Vc sabe de alguma comunidade nesta região, aqui em Santa Catarina, ou Paraná, ou Rio Grande do Sul que pudéssemos conhecer?

    ResponderExcluir
  46. Tem a ALDEIA ARAWIKAY: www.ecoaldeia.org
    a Arca Verde: www.arcaverde.org

    ResponderExcluir
  47. Olá, Adrian! Seu blog está de parabéns! Meu nome é Ludmila, tenho 16 anos e moro em Morrinhos, Goiás. Minha cidade vem passando ultimamente, mais do que nunca, por um processo de crescimento econômico, e está ficando mais caro VIVER. A qualidade dos alimentos é péssima, e como alternativa, minha mãe e eu quereríamos plantar uma horta em nosso quintal. MAS UMA PRAGA DE PULGÃO BRANCO ESTÁ INVADINDO A CIDADE! Tudo por causa dos agrotóxicos usados nas monoculturas de soja. Por isso nós estamos almejando comprar uma propriedade rural, que possívelmente virá a se tornar uma comunidade alternativa. Diante dos "mal vizinhos", como posso viabilizar o meu desejo, visto que agentes secundários impedem tal feito?

    ResponderExcluir
  48. Oi, obrigado!
    É dificil encontrar uma boa vizinhança hoje em dia...
    Várias comunidades fazem campanhas de conscientização com sua vizinhança, palestras, exposições, etc. fazendo com que alguns vizinhos possam rever os seus hábitos.
    Em casos mais específicos se pode usar a diplomacia e tentar fazer o vizinho entender o dano que esta causando, buscar um ponto de consenso, ou oferecer alternativas para que não seja necessário causar tal dano.
    Esgotadas todas as vias diplomáticas ha ainda a via judicial, mas creio q o melhor é evitar isso ao máximo.

    ResponderExcluir
  49. Boa tarde! Meu nome é Eduardo, tenho 32 anos, solteiro, sem filhos, moro no Rio de Janeiro e sou graduado em Análise de Sistemas. Eu também procuro uma comunidade alternativa para conhecer. É triste viver em um mundo capitalista onde as pessoas cada vez mais se preocupam apenas consigo mesmas. Acabaram-se todos os bons valores e eu acredito que a raíz de todo esse mal, sem sombra de dúvidas, é o dinheiro. Obs: o planeta está sendo destruído graças a ganância. Meu contato é: edummendes@gmail.com

    ResponderExcluir
  50. Boa noite a todos, a felicidade é grande em poder observar tantas centelhas despertas. Cansados do massante cotidiano e credores do poder superior.
    Que a luz divina que emana do Criador Infinito se instale em seu interior, gerando beleza, harmonia e amor.
    Os tempos de mudança estão se manifestando através de diversos eventos, circunstancias e dinâmicas energético-vibratórias que estão impactando o Planeta Terra e a evolução da humanidade. Os trabalhadores da Luz habitualmente focalizam suas energias e atenção em determinadas informações que explicam possíveis eventos de alto risco e alteração geofísico-magnético que podem produzir-se em nosso planeta. Também devo dar ênfase a informação alarmista que fomenta pânico e desestabilização psicoemocional. O que está ocorrendo em nosso planeta no momento presente não é algo extraordinário, sim uma manifestação das mudanças que se produzirão e os efeitos subseqüentes se a humanidade persistir em sua atitude de inconsciência e transgressão das leis da vida e da evolução. Em termos gerais, a informação que se está transmitindo dos planos de luz por entidades espirituais está impregnada de advertência, empatia e atitude fraternal e solidária para que sejam conscientes da necessidade de modificar as perspectivas, atitudes e objetivos existenciais.

    Todo o processo de transformação e salto evolutivo que se está produzindo em nosso planeta tem a finalidade de ativar a consciência espiritual e vinculação com as dinâmicas de evolução cósmica superiores. Os demais são aspectos secundários do cenário que se denominam; a ascensão espiritual. Isso, amados seres de luz, requer um forte compromisso pessoal e responsabilidade que contribua para diluir as energias aberrantes que estão invadindo e destruindo o campo causal e energético do planeta Terra e da humanidade. Somos os portadores da nova energia e paradigma espiritual se assim o quiserem, e de vocês depende que a transição evolutiva seja harmônica ou prejudicial. Devemos ser os porta vozes do coletivo humano terrestre e é responsabilidade de vocês gerar uma espiral de luz que gradualmente vá impactando e diluindo a resistência e inconsciência dos que estão dormindo.

    É certo que a nível astrofísico e cosmológico sua galáxia e sistema solar estão experimentando uma nova sequência evolutiva, como um aspecto programado e parte da evolução do universo, existem implicações comportamentais e conceituais que incidem e geram dinâmicas energéticas negativas e destrutivas em seu planeta. Os ciclos evolutivos cósmicos são processo axiomáticos predeterminados que formam parte da natureza intrínseca do universo e da evolução. Contudo, exsite um componente que é relevante e tem que ser levado em conta, que depende de como os indivíduos ou humanidades afrontem esses ciclos de evolução cósmica. O universo funciona com base em leis predeterminadas que são imutáveis, pelo que alinhar-se e vibrar em sintonia e sinergia com elas contribui para ativar e expandir nossa consciência cósmica-espiritual e crescimento interior.

    Bom. O caminho é esse, o destino está traçado. A oportunidade lançada. Gostaria de qualquer dia destes poder estar com vocês. Conviver em paz, amor e buscando sabedoria. Se assim for o destino. Paz e luz em seus caminhos e em suas vidas. Namastê. Luciano.

    Obs.: Também tenho o profundo interesse de me juntar a almas afins para um propósito maior. Propósito este que só descobriremos juntos.
    Contato: lls_48@hotmail.com

    ResponderExcluir
  51. Olá!!! Bom dia ou Boa tarde a todos, Meu nome é Dely, sou solteiro, nasci no interior de minas, moro em BH desde 0s 18 anos, fiz engenharia civil, quimica (tec) e gestão de negocios (tec), gostaria de conhecer algumas comunidades alternativas, pretendo conhecer e futuramente morar... deixo meu endereço para alguem ajudar: dely.pereira@terra.com.br). Origado. (Esse mundo moderno ... nao aguento maissssssssss!!!)

    ResponderExcluir
  52. William Silveira da Gama24 julho, 2012

    Paz para todos.
    Fico muito feliz em poder postar esse texto.
    Sou um homem de 57 anos, viví a maior parte da minha vida em cidades, Rio de Janeiro, Goiânia, Brasília, Belém do Pará e atualmente de volta a Brasília DF.
    Hoje aposentado, mas ainda trabalhando, acho que chegou a hora de viver o que sempre sonhei, paz, natureza, terra.
    Procuro parceria para juntos iniciarmos uma pequena comunidade naturalista onde possamos produzir nosso próprio alimento, viver em paz e harmonia com o planeta.
    Deixo aqui meu contato para possíveis interessados.
    williamsilveiragama@hotmail.com
    Grande abraço a todos.
    William.

    ResponderExcluir
  53. Eu Sou Gustavo e vivo numa floresta em Barreiros uma pequena cidade do estado de Pernambuco. É muito bom ver tantos anseios para uma mudança radical de Vida saindo do sistema. E eu sei o que passei depois de um ano que venho morando na Mata, mas o caminho é esse mesmo Integração ou melhor reintegração mas agora com consciência. Aqui cultivo uma horta e um roçado que me mantêm. A luta é grande e mudar a vibração do mundo começa em nós mesmos. Tenho as Terras quem quiser vir conhecer e talvez se juntar é só entrar em contato no e-mail: Luiz_ennes.87@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gustavo, sou Marcos e moro em Porto Alegre no meio da floresta de concreto e detesto esta civilização economica sem sentido, estou vislumbrando a possibilidade de sair por aí, tenho 41 anos e não tenho nada nesta cidade apenas 800 livros, sou conhecedor profundo do Yoga (professor), medicina ayurvédica e altamente alternativo como pode ser feita esta integração?

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Olá Marcos desculpa a demora. Você pode entrar em contato conosco através do tel: 81 8799 0489. Nossa comunidade fica em Barreiros uma cidade do litoral de Pernambuco. Maiores informações entre em contato.

      Excluir
  54. Ola Busco um comunidade alternativa saco cheio de Sp de preferençia prox de PRAIAS msn gabyforevar@hotmail.com

    ResponderExcluir
  55. Olá a todos e tod@s
    Procuro pessoas interessadas em formar um condomínio "rururbano" na cidade de Mendes, no Estado do Rio de Janeiro. Tenho uma área que poderia ser aproveitada para esse fim, pois tem mata, água boa, fica na beira de estrada asfaltada, com condução na porta,telefone. Enfim, tem as facilidades que a vida urbana oferee e tem muito verde. Não sou religiosa, não sou usuária de qualquer tipo de droga, tenho 55 anos, sou de esquerda e gostaria de fazer contato com pessoas com mais ou menos esse perfil. Quem estiver interessado pode fazer contato com cidapiza@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola cida, sou do rio de janeiro capetal, gosto da região do médio paraíba, e tenho a ideia na cabeça de morar ou conviver numa ecovila parecida com sua rururbana, não sou de esquerda nem de direita sou do centro do universo e da paz meu contato é antoniolealguimaraes@gmail.com.

      Excluir
    2. Bom dia Cida, sou jovem tenho 25 anos e sempre tive interesse em viver mais alternativamente, tem disposição para trabalhar e cultivar, caso tenha tenha alguma vaga para mim na comunidade entre em contato: andersonsouzardp@gmail.com

      Excluir
    3. Bom dia Cida também te ho muito interesse em morar em comunidade se houver vagas. Meu contato fabiosuportetec@hotmail.com

      Excluir
  56. Olá Marcos,
    estou pensando em ingressar nessa oportunidade do Gustavo na floresta em Barretos...
    acredito q yoga, leitura e outras atividades poderiam me ajudar muito na busca de uma contemplação e harmonização com pessoas e natureza. não consigo ingressar nesse estilo de vida em meio a tanta loucura da cidade!
    ficaria eternamente grato em conhecer pessoas como você que poderiam de algum modo me auxiliar tanto nesse sentido.
    Meu nome é Felipe Galvão Vieira da Cunha, tenho 21 anos, sou de Santos, SP. Meu email é felipecunhamd11@gmail.com.
    Podemos combinar uma visita ao local... grande abraço!

    ResponderExcluir
  57. Adorei esse espaço!!
    Sem dúvidas as comunidades são as sementes de uma nova ordem social.Vemos a decadência do sistema atual predatório,injusto por criar e alimentar a desigualdade e exclusão e não poderia ser de outra forma, já que seu objetivo principal é o LUCRO e não o HOMEM.
    Nos anos 70 vivi em comunas urbanas e a convivência acontece quando existe muita afinidade e sintonia!!
    Paz e Luz para todos!!

    ResponderExcluir
  58. Junior Supertramp20 março, 2013

    Sou de uma cidade do interior de SP , que de interior já não tem mais nada ,tenho 33 anos sou solteiro vivo de rendas , mais eu gostaria muito de viver numa comunidade alternativa, meu pais que faleceu a alguns meses deixou uma pequena propriedade rural, e como eu disse de rural ja nada tem, são compradores indo e vindo ao sitio , lá ele deixou granjas industriais, plantação de banana aos milhares, gado e tudo mais ,o que realmente me faz sentir livre é quando chamo meus animais que naõ são de estimação , são meus companheiros pra sairmos e passar o dia mata a dentro , são ovelhas que cuidei desde o nascimento e hoje me dão uma compreensão impressionante sobre respeito, eu hoje tenho nelas minha fortaleza, meu direito ao sossego longe de tudo e todos,ainda assim é diferente de uma comunidade ,la´é tbm um mundo de negocios e isso me estressa ao maximo, se houver uma comunidade que eu possa conheçer no estado de SP eu gostaria muito de ser convidado , seria uma prazer inexplicavel.abraços a todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Júnior, envie um endereço de email para podermos conversar
      um abraço

      Ronaldo
      rsb1005@hotmail.com

      Excluir
    2. Jr.por favor entra em contato com meu e.mail aldaliceguimaraes@hotmail.com

      Excluir
    3. Junior Supertramp entre em contato: ajulima@oi.com.br

      Excluir
  59. Olá, tudo bem amigos? Acredito que temos o mesmo objetivo. Estou em busca de uma comunidade alternativa, onde se possa viver em comunhão, em paz, onde a igualdade seja exercida e praticada. Sinto-me meio perdido nessa selva de pedra, há meses tento encontrar uma comunidade onde se possa levar uma vida mais natural, onde se possa plantar e colher o próprio alimento, uma forma de auto sobrevivência. Você conhece alguma comunidade alternativa pelo Nordeste?

    Eduardo Azevedo Tajujá
    (84)98195750
    arqeat@hotmail.com

    ResponderExcluir
  60. procuro uma comunidade para viver em todo brasil. tenho 49 anos sou aposentado e posso ajudar com um valor combinado por mês e trabalhar é claro. façam contato

    amorim1963@yahoo.com.br

    Adilson de amorim soares

    ResponderExcluir
  61. Namastê !Peço com enorme sentimento para que entre em contato comigo,estou buscando informações, busco essa experiência ,essa mudança de vida, já não aguento mais os muros das cidades e das mentes aqui.Meu facebook : https://www.facebook.com/slazze .

    ResponderExcluir
  62. Alguma comunidade em MG para mudança imediata?

    ResponderExcluir
  63. Ola.
    Estou buscando uma comunidade para viver com minha familia (companheiro e filho de 1 ano e meio). Nao importa o estado. Deus, amor, harmonia e paz.
    Flavia Meirelles

    ResponderExcluir
  64. Ola.
    Gostaria de viver em uma comunidade junto com meu companheiro de 26 anos e meu filho de 1 ano e meio. Nao importa o estado desde que os conseitos de Deus, amor, harmonia e paz estejam presentes. quem souber de alguma comunidade que esteja aceitando membros por favor entre em contato com fmborboleta@gmail.com

    ResponderExcluir
  65. Olá pessoas,
    Me anima ver que existem tantaos interessados em viver de uma forma mais justa e simples.

    Estamos reunindo pessoas realmente interessadas em viver numa comunidade alternativa.

    Dificil explanar todos nossos anseios e desejos aqui, mas acesse nosso site e entre em contato caso seu coração mandar.

    http://inspigu.wix.com/comuade

    ResponderExcluir
  66. Olá, estou á procura de uma comunidade para viver com meu filho de 9 anos, não conseguimos viver em cidades, nessa sociedade e , ficamos doentes, tristes....quem souber de uma comunidade no Rio de Janeiro por favor me avisem, em outros estados também será bem vinda.
    e-mail: thaishelenad@ig.com.br / thaishelenad@yahoo.com.br
    Muito amor á todos
    Thaís Helena

    ResponderExcluir
  67. Olá,
    estou em busca de informações de como me integrar a uma comunidade alternativa. Tenho 47 anos, sou programador de informática e moro em São Caetano do Sul, SP.

    ResponderExcluir
  68. Alguem sabe de alguma proximo a BH? Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Eu chamada Rose. Eu tenho 58 anos, sou mãe francesa e pai português.
      Eu vim para testemunhar em favor de um homem que ajudou-nos muito, a mim e a minha família e graças a isso, vivemos felizes hoje. E como dizem, ninguém tem o direito de ser feliz sozinho.
      Eu li os comentários e preocupações, e eu acho que tenho a solução para os seus problemas. É um homem velho que ajuda em todas as áreas : trabalho de pesquisa, assistência financeira, problemas de saúde e outros.
      Na verdade, eu conheço um homem que o pode ajudar, seja qual for a sua preocupação.
      Você pode entrar em contato comigo : roseparcevaux@gmail.com

      Obrigado e boas coisas.

      Excluir
  69. boa noite!
    procuro uma comunidade em MG, eu e uma companheira psicóloga, buscamos uma vida alternativa, de luz e paz, se alguém souber me respondam por favor, Kalopes_a@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  70. Boa noite, gostaria de saber mais de comunidades proximo a sao joao del rei mg. Sou professor, solteiro, e tenho grande interesse em estar envolvido em um projeto assim. E mail: souza.richard@bol.com br. Obrigado!!

    ResponderExcluir
  71. Bom dia, gostaria de saber se existem comunidades proximas de sao paulo sp. Eu tenho grande interesse em me envolver com um desses projetos, se souberem de alguem, ou se precisar de ajuda, estou disposto! Qualquer coisa entra em contato comigo... willian_utrera@hotmail.com

    ResponderExcluir
  72. Olá!!!
    Chamo-me João Paulo,trabalho em Solicitadoria,ou seja,execuções de dívidas.
    Gosto de terapias naturais e alternativas( Yoga,Reiki,Cristaloterapia,Leche,Meditação com Mandalas,Hipnose,Acunpuntura,Homeopatia,Fitoterapia e Concertos Meditativos com Taças de Cristal e Taças Tibetanas).
    Estive na Comunidade Alternativa Colina do Sol,no Brasil.
    O meu objetivo é a paz interior,prazer,erotismo e,equilibrar a minha consciência na interação do corpo,alma e espírito(Psicoterapia Corporal).
    Estou farto da Sociedade e,quero ir para uma Comunidade Alternativa,em Portugal( Tâmera ).


    Adiciona-me no Skype:

    p
    a
    u
    l
    o
    tacinho por baixo
    a
    n
    t
    a
    o
    arroba
    h
    o
    t
    m
    a
    i
    l
    .
    c
    o
    m


    91 429 15 65

    ResponderExcluir
  73. senhores boa noite peço o favor de alguém informar a localização exata de algumas comunidades de vida alternativa rural localizada no Rio grande do Sul, Santa Catarina ou Paraná. Enviar para o meu e-mail:poffabropn@yahoo.com.br - desde já agradeço a contribuição. Milton José

    ResponderExcluir
  74. MEU SONHO E CONSTRUIR UMA COMUNIDADE ALTERNATIVA PARA AJUDAR QUEM QUISER MUDAR DE VIDA POR ISSO ESTOU PEDINDO AJUDA DE QUEM TIVER UM BOM CORAÇÃO E DOAR AS TERRAS PARA ESSE OBJETIVO E MEU SONHO E ACREDITO MINHA MISSÃO A QUI NA TERRA ESPERO REALIZAR COM AJUDA DE QUEM ESTIVER PRONTO PARA ESSA MISSÃO DEUS ABENÇOEI QUEM ESTIVER LENDO ESTA MENSAGEM FIQUE NA PAZ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabiana Carvalho, tudo bem? Meu nome é Ivanir Fiorentin, vi tua msg no blog Sustentabilidade comunitária, tenho o terreno, me passa teu e-mail, o meu é: finitin_psy@hotmail.com aguardo!

      Excluir
  75. eu quero ir com minha esposa

    ResponderExcluir
  76. Olá! Gratidão pelas informações! estou tb a procura deste estilo de vida comunitário, teriam alguma informação sobre comunidade alternativa na região do centro-oeste ou Minas e São Paulo?? Grata

    ResponderExcluir
  77. Jorge Lemos19 julho, 2014

    Olá, sou um AMANTE DA NATUREZA moro no RJ, solteiro e estou disposto a mudar de cidade e viver numa comunidade alternativa equilibrada, sustentável e com qualidade de vida... Inconformado com o capitalismo, a falta de humanismo e ajuda mútua, gostaria de receber dicas que possam me ajudar a me tornar membro numa comunidade alternativa no Brasil...
    Email: j.ecoturismo@hotmail.com
    Abraços e muita PAZ na caminhada
    Jorge Lemos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho um bom sítio onde crio cabras e faço queijos para sobreviver. Estamos iniciando uma comunidade. Ficamos a 40 minutos do Rio de Janeiro. Ligue 02126318777a Alcides

      Excluir
    2. Alcides, você tem email?

      Excluir
    3. Também sou do rio gostaria do seu contato para conversamos sobre nosso mesmo modo de querer viver fabiosuportetec@hotmail.com

      Excluir
  78. Ando pensando definitivamente em dar o fora desse desgoverno, pressão geral, competitividade canibal, alimentando os porcos no alto da pirâmide....Posso contribuir muito com alguma comunidade que me aceite pois sou professor de Inglês. Tenho preferência por alguma comunidade em MG ou ES até então só sei de São Thomé das Letras aki em Minas, se alguem souber de outra me avisem. Meu e-mail pra quem quiser trocar idéia sobre o assunto é arthur_marques83@hotmail.com. FLW!!!

    ResponderExcluir
  79. Olá! Estou disposta a mudar o meu estilo de vida busco uma vida simples e perto da natureza . Gostaria de saber como posso me integrar a uma sociedade alternativa. Posso contribuir muito vivendo em uma delas. Sou espiritualista e estou cansada em viver nesse mundo em que o que conta é a ganancia e o dinheiro. Meu e-mail é lena-2011@hotmail.com. Muita paz a todos!!!

    ResponderExcluir
  80. Olá, pessoal! Meu nome é Fernando Sato e trabalho no Rio de Janeiro. Quero entrar em contato com pessoas que se interessem pelo assunto desta página e que de alguma forma esteja cansado do corre corre e do consumismo da cidade grande. Interesso-me por ecologia, sustentabilidade, serviços comunitários e principalmente pelo modo de viver com o mínimo necessário, sem consumismo. Enfim, quero conhecer pessoas que já tenham uma atitude sustentável no seu dia a dia e não fiquem somente no discurso bonito politicamente correto. yamaha221@hotmail.com

    ResponderExcluir
  81. Também quero juniorverdes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  82. Alguém tem informação sobre alguma Comunidade Alternativa na região Sul (PR, SC ou RS) ?. Grata. Aguardo retorno.
    e-mail: saracali9@hotmail.com

    ResponderExcluir
  83. Olá, me chamo Ricardo, tenho 58 anos, nivel superior, divorciado,
    Sou micro empresário e muito disposto a largar tudo e me voltar a vida simples e comunitária no campo, estou cansado de fazer parte de um sistema que envolve e destrói o ser humano inclusive a nivel anímico, sou esotérico e gostaria muito de participar de uma comunidade em MG, nas proximidades de Belo Horizonte, se houver interessados por favor entrar em contato pelo e-mail jrf2910@gmail.com
    Estejam na paz do sr. Deus.

    ResponderExcluir
  84. Ola, meu nome é Cecilia e sinceramente, ja não sei mais oq fazer para me afastar desse mundo globalizado, cheio de odio, capitalismo, egoísmo...sempre quis viver em uma comunidade altenativa onde todos são iguais, onde o trabalho é para se manter e não para ter e consumir, onde haja respeito, amor, fe, caridade, paz. Viver do que a natureza da e devolver para ela o que for tirado. Viver em harmonia comigo mesma e me reencontrar. Se esse lugar existir e alguém aqui souber onde fica, me diga por favor. Isso ja passou de vontade e virou uma necessidade de sobrevivência.
    e-mail
    cecijoferreira@hotmail.com

    ResponderExcluir
  85. Ola, procuro por uma comunidade alternativa a anos, ja visitei algumas mas sem sucesso de moradia. Não aguento mais tanto ódio, inveja, preconceito, consumismo...quero viver em um lugar onde todos são iguais, onde a maior lei seja o AMOR, onde se trabalhe para ter o necessário para a vida simples, onde a espiritualidade, fraternidade, companheirismo,fe e discernimento sejam vivenciados a cada dia. Posso ser útil de varias formas, não sou muito, não tenho muito estudo mas tenho força de vontade e quero muuuito viver em paz com a natureza, animais e pessoas que compartilham das mesmas ideias. Preciso me reencontrar. POR FAVOR se alguém aqui sabe de um lugar desses, em MG,ES, ou outro lugar, me falem.
    e-mail
    cecijoferreira@hotmail.com

    ResponderExcluir
  86. Ola, meu nome é Cecilia e sinceramente, ja não sei mais oq fazer para me afastar desse mundo globalizado, cheio de odio, capitalismo, egoísmo...sempre quis viver em uma comunidade altenativa onde todos são iguais, onde o trabalho é para se manter e não para ter e consumir, onde haja respeito, amor, fe, caridade, paz. Viver do que a natureza da e devolver para ela o que for tirado. Viver em harmonia comigo mesma e me reencontrar. Se esse lugar existir e alguém aqui souber onde fica, me diga por favor. Isso ja passou de vontade e virou uma necessidade de sobrevivência.
    e-mail
    cecijoferreira@hotmail.com

    ResponderExcluir
  87. Ola! Gostaria de que aquelas pessoas que assim como eu estão querendo mudar o estilo de suas vidas por insatisfações em diversos setores de suas vidas, possam compartilhar comigo os ideais e consequentemente buscar uma comunidade seria e equilibrada para morarmos. Por favor se comuniquem pelo Email, lenasantosanjo1@yahoo.com.br. Gostaria de endereços de algumas comunidades para entrar em contato.Luz e paz. Lena

    ResponderExcluir
  88. Estou com 75 anos de vida física, já vivi em comunidades aqui no Brasil, inclusive com o Ede múller (eknath), e estou me propondo a vida comunitária em uma eco vila de preferencia em formação em Minas Gerais. Agradeço todos contatos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo! Por favor, entre em contato comigo se houver alguma comunidade disponível. Preciso muito mesmo disso. Obrigado!

      Excluir
    2. esqueci de postar o e-mail: clobato44@gmail.com, meu nome é Caio.

      Excluir
  89. Olá, tenho 60 anos, aposentado, gostaria de obter informaçoes a respeito das comunidades alternativas, nos estados do PR, e S.C.
    Grato

    ResponderExcluir
  90. Olá tenho interesse em morar em um lugar assim, se alguém souber de um algum lugar (comunidade alternativa ou algo do tipo) aqui em São Paulo por favor enviar um email para robson_vicente10@hotmail.com

    ResponderExcluir
  91. Estou a procura de parcerias para criar uma comunidade que tenha por objetivo unir o melhor dos dois mundos, buscando uma vida em harmonia com a natureza em conjunto com o desenvolvimento tecnológico e principalmente de de desligar desse sistema falido em que vivemos. Quem estiver a fim deste desafio entre em contato comigo leggionario@gmail.com

    ResponderExcluir
  92. Eu o de viver em também tenho um sonho de viver em comunidade. Mas por hora sou o caçula e meu pai esta com uma certa idade. Devo permanecer no momento cuidando dele. Moramos só nós dois e duas cachorrinhas. O que de certa forma pode me dá a oportunidade de ir conhecendo aos poucos estas comunidades. Posso até fazer retiros, em fim ir buscando aos poucos este tipo de mudança. A minha ideia será se for possível, viver numa comunidade ou em São Tomé da Letras, ou em Visconde de Mauá. Gosto muitos destas cidades. Gratidão pela página!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. qual seu e-mail?
      entre em contato comigo
      Alex - ajulima@oi.com.br

      Excluir
  93. Olá gostaria de saber por gentileza se tem alguma comunidade me Santa Catarina, e-mail para contato vapbasi@hotmail.com

    ResponderExcluir
  94. Olá tenho interesse em residir em uma comunidade alternativa, tenho 30 anos e estou a procura de conhecer e posteriormente morar em uma ecovila. Quem puder entrar em contato comigo, desde já agradeço.
    Emai fb5617@gmail.com

    ResponderExcluir
  95. olá, me chamo Otávio e tenho interesse em conhecer e possivelmente residir em uma comunidade alternativa.
    e-mail
    fb5617@gmail.com

    ResponderExcluir
  96. Olá tenho interesse em residir em uma comunidade alternativa, tenho 30 anos e estou a procura de conhecer e posteriormente morar em uma ecovila. Quem puder entrar em contato comigo, desde já agradeço.
    Emai fb5617@gmail.com

    ResponderExcluir
  97. Eu também gostaria muito de morar em uma comunidade meu nome e Claudinei Moisés e estou disposto
    a tudo para realizar este sonho procuro paz e harmonia

    ResponderExcluir
  98. Ola , eu estou procurando gente para comprar terras e comenzar uma comunidad de permacultura, meu email e georgecassini@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Jorge Dario, vi sua mensagem e gostaria de saber se a sua proposta seria em Goiás? Porque também estou procurando uma vida nova. Já estou a bastante tempo em área indígena e sinto que é o momento de mudança.
      Se for em Goiás por favor me comunique ok para vonversarmos
      Cleacirpaz@gmail.com
      Cleacir

      Excluir
  99. Ola a todos, Tenho um projecto de permacultura em mente , si voce esta interesado em comprar terras e participar envieme sou email a georgecassini@gmail.com

    ResponderExcluir
  100. Olá! Sou mineira, procuro ja algum tempo uma comunidade onde possa somar conhecimento espiritual e praticas auto sustentaveis. Venho com o peito cheio de amor em busca de um novo modo de vida através do companheirismo e força do bem. e-mail rabelogabriella@yahoo.com

    ResponderExcluir
  101. Olá tenho interesse em conhecer e fazer parte de uma comunidade próxima ou em SC. Missfeld@hotmail.com

    ResponderExcluir
  102. oi galera blz entao so pra avisa o ede muller faleceu em novembro de 2007 q foi uma lastima ele era uma pessoa muito do bem quem conheceu ele sabe fundador da frater e da comunicampo enfim atualmente nao tenho mais noticias da frater ou de qualquer coisa correspondente a comunidade alternativa se alguem saber alguma coisa sobre a frater ou sobre alguma comunidade alternativa gostaria q me informase por gentileza meu email é maryan.indy@yahoo.com

    abraços e luzz a todos

    ResponderExcluir
  103. olá,procuro uma comunidade para viver,tenho 49, tenho uma renda que me da condições de vive,pagando minhas contas, mais sinto falta de algo,e acho que vou achar em uma comunidade,quero uma comunidade que não tenha drogas,e nem um seguimento religioso tipo eu seja obrigado a seguir uma determinado religião, quero liberdade princialmente espiritual,tenho muito a oferecer a uma comunidade tanto profissional como comunitário, aqueles que tiverem conhecimento de uma comunidade com estes conceitos gostaria de conhecer obrigado.
    contato e-mail- canel-1@hotmail.com

    ResponderExcluir
  104. Olá gente tenho mto interesse amo a natureza, os animais não me sinto feliz vendo a maldade das pessoas a falta de caridade, a falsidade, corrupçao, violência desse sistema.. Diversas vezes me pergunto pq estou aqui este mundo não é pra mim.. vivo estressada preciso encontrar minha paz, tenho mta disposição para o trabalho.. Meu e-mail é thainararodrigues234@gmail.com quem puder me ajudar souber de comunidades em qualquer estado agradeço. Bjsss

    ResponderExcluir
  105. olá ,me chamo pollyanna tenho 37 anos e moro na região metropolitana de MG , estou a procura de morar em uma comunidade ,estou esgotada com essa vida na cidade e todo esse sistema ,quero uma vida em contato com a natureza se alguem aki puder me ajudar ,tbm gostaria de saber mais sobre essa ecovila ,meu email. pollycrisoliveira@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho uma pousada a 20 anos, toda equipada, gostaria de transformá-la numa comunidade. Estou a 80 km de BH...cocais@pousadadascores.com.br

      Excluir
  106. Olá estou procurando uma comunidade alternativa para morar no Rio de janeiro sou terapeuta naturalista e trofoterapeuta holística....
    Pesquisadora da área de alimentação natural....quem.souber me ajude

    ResponderExcluir
  107. ola, moro no sul de minas gerais, e também gostaria de ajudar na formação de uma comunidade, ou participar de uma que esteja aceitando novos membros. obrigado ajulima@oi.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho uma pousada, a 80 km de BH, gostaria de transforma-la em uma comunidade alternativa.Cocais@pousadadascores.com.br

      Excluir
  108. Gostei; muito interessante

    ResponderExcluir
  109. Boa noite,
    Sou Goiânia de Rialma, trabalho a 26 anos com populações indígenas, interessada em conhecer uma comunidade para se possível morar e viver em comunidade com respeito mútuo. Se possível em Goiás.
    Meu email cleacirpaz@gmail.com por favor se conhecerem entre em contato, ficarei agradecida.
    Cleacir

    ResponderExcluir
  110. Olá Boa Noite tenho 30 anos formação técnica Recursos Humanos, tenho muito interesse em fazer parte de viver em Comunidade moro em São Paulo, e não me entendo mais com esse Caos que puder me ajudar eu gostaria muito de ajudar também. Luara de Vasconcelos Santos - Whats. 97208-8856

    ResponderExcluir
  111. Tenho interesse em conhecer e até no futuro próximo morar em uma comunidade, por favor se conhecerem algo assim me respondam, Sou Silvia e mora no interior de São Paulo.

    ResponderExcluir
  112. procuro uma comunidade em minas gerais, ou em RS.email: niltongsgod@hotmail.com grato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tenho uma pousada e gostaria de compartilhar com um grupo alternativo. cocais@pousadadascores.com.br

      Excluir
  113. Oi gente,
    O que devo fazer, pra morar aí?

    ResponderExcluir
  114. eu também tenho interesse em conhecer comunidade penso muito em morar em um lugar assim. Tem alguma no Paraná?
    contato
    angelaespindula@gmail.com

    ResponderExcluir
  115. Estou vivendo um momento de despertar espiritual e minha intuição esta me conduzindo a São Tome' Das Letras e chegando la'sei que vou precisar,se alguma comunidade puder me ajudar no inicio serei grato eternamente,namastê!!!!

    ResponderExcluir
  116. Olá boa tarde, estou a procura de uma comunidade alternativa, alguém sabe de alguma em Minas Gerais ou Rio?

    lpffilhoabraao@gmail.com

    ResponderExcluir
  117. Olá amigos,a paz a todos! Tenho 50 anos sou do Rio de Janeiro ,solteiro.Trabalho e moro em um hotel há muitos anos no rj Acho que a situação vai ficar terrível pra maior parte da população que vive e depende das cidades, principalmente as maiores.Busco pequena comunidade agrícola a certa distância de cidadezinha, em região sem perspectiva de "progresso", apenas o suficiente pra pouca gente,sem rede elétrica, com o mínimo necessário e com valores cristãos.Nao encontro pessoas a minha volta que pensem como eu( tenho a impressão que me acham meio doido). Só aqui na aqui na net,dá pra encontrar gente semelhante.No início desse ano fiz uma viagem à região de Diamantina MG e fiquei maravilhado com o cerrado montanhoso mineiro.Venho me preparando para me mudar pra um lugar assim.A sociedade parece caminhar para o caos máximo.Serei muito grato se alguém me der direções animadoras Que Deus abençoe, obrigado!
    Cabo Frio RJ,24/04/2017
    kb72011@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tenho uma pousada e gostaria de transforma-la numa comunidade alternativa . cocais@pousadadascores.com.br

      Excluir
    2. Tenho uma pousada em Minas 80 km de BH, na Estrada Real, pretendo transforma-la em uma comunidade alternativa. Li sua mensagem e lhe mando a minha...

      Excluir
  118. Olá! Meu nome é Wallace Carvalho, sou conhecido nas redes sociais como YAUSHA WALLACE YAUH, moro em Manaus - AM. Tenho um projeto de reflorestamento que será de grande utilidade para todo o mundo. Para isto preciso criar uma comunidade de pessoas para organizar este desenvolvimento do projeto. O reflorestamento será com árvores frutíferas como; Andiroba, copaiba, castanha do pará, tucumã, graviola, cupuaçu, e outros frutos que se tornaram o diamante da natureza. Os interessados em fazer parte desta comunidade que já tem o nome de, comunidade Nascidos de YAUSHA יהושע , por favor entrar em contato conosco pelo nosso e-mail: yaushawallaceyauh@hotmail.com Que todos sejam sempre abençoados sempre.

    ResponderExcluir
  119. Olá, meu nome é Pamela Renata Giovana, sou de portugues, acabei de receber meu empréstimo de 50 mil euros dessa nova empresa de empréstimo legítimo de 2017 e o nome da empresa é a empresa de empréstimo Marian Hoffman, solicitei um empréstimo deles ontem e acabei de receber um alerta Do meu banco hoje que havia um fundo de 50.000 euros na minha conta e estou tão feliz por isso, se você precisar de um empréstimo real, esta é a empresa a ser candidata, eles são reais e tenha a certeza de que, se você solicitar um empréstimo de Hoje e você é rápido com eles até amanhã, esperando seus fundos de empréstimo em sua conta com segurança. Então, se você precisar de um empréstimo deles, você só pode contatá-los por correio no marianhoffman.finance@gmail.com.

    Graças a qualquer pessoa que leu minha mensagem mais uma vez eu permaneço Pamela Renata Giovana.

    ResponderExcluir
  120. Olá,
    Eu sou o Dr. Ben Peterson, um credor de empréstimo privado que dá empréstimos de oportunidade de vida. Você está em qualquer tipo de dificuldades financeiras? Precisa de um empréstimo para a consolidação da dívida, a uma taxa de 2% de construção, empréstimo imobiliário, refinanciamento, pessoal, objetivo comercial ou dinheiro de emergência? Você é empresário ou mulher que está pensando em expandir sua empresa oferecendo empréstimos de todos os tipos. Se interessado entre em contato conosco hoje (24hoursloanservices@gmail.com)

    ResponderExcluir
  121. Olá. Gostaria muito de morar em uma comunidade, não aguento mais a vida na sociedade capitalista. Moro em Santa Maria no Rio Grande do Sul, mas não me importo de ir mochilando até vcs.
    Meu e-mail para contato: luizoliveiralangdon@bol.com.br

    ResponderExcluir
  122. Olá. Gostaria muito de morar em uma comunidade, não aguento mais a vida na sociedade capitalista. Moro em Santa Maria no Rio Grande do Sul, mas não me importo de ir mochilando até vcs.
    Meu e-mail para contato: luizoliveiralangdon@bol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo..também gostaria de viver em um mundo melhor...

      Excluir
  123. Tenho 48 Anos cansado da vida urbana e muitas viagens morando há mais de 25 anos fora do Brasil, voltei para Londrina Paraná comprei um sítio de 2 alqueires e quero construir ali uma comunidade de pessoas espiritualistas interessadas a estudar eckart toulle Wani dyer osho e muitos outros sábios interessados responder a este e-mail gtile2000@gmail.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...