Por Adrian Rupp
Por que usar um estratégia?
Normalmente a ampliação da sustentabilidade comunitária é feita aleatoriamente. Se descobre alguma técnica como o fogão solar e se introduz na comunidade. Porém, será que essa era a mudança mais necessária e que trará mais benefícios para a comunidade? Provavelmente não.
O que proponho aqui é que a adocão de novas técnicas ou recursos seja feita de modo planejado, estabelecendo-se objetivos. Assim vamos buscar os conhecimentos que mais precisamos em vez de simplesmente utilizar alguns que casualmente aparecem. Os objetivos variam de acordo com a situação em que a comunidade se encontra e existe vários objetivos possíveis. Listei abaixo algumas das abordagens possíveis.
Foco na sobrevivência
Esta abordagem tem como objetivo principal a garantia do suprimento das necessidades básicas da comunidade. Assim iremos priorizar temas como segurança, água potável, alimentação e abrigo. Esta estratégia vai lançar perguntas como:
- O que podemos fazer para ter uma segunda fonte de água potável?
- O que podemos fazer para garantir alimentos para o ano todo?
- O que precisamos ter para ampliar a segurança da comunidade?
As perguntas e respostas variam conforme a situação de cada comunidade, mas sempre com o objetivo de garantir a existência da comunidade diante de possíveis adversidades.
Foco nos recursos financeiros
Esta estratégia prioriza a sustentabilidade econômica. Ela é indicada quando a comunidade está numa situação financeira crítica. Essa abordagem trás perguntas como:
- Qual é o item que gera mais gastos monetários para a comunidade?
- O que podemos fazer para gastar menos dinheiro?
- Como podemos gerar renda?
Enfim, me parece uma estratégia com potencial limitado, portanto válida para poucos casos.
Foco no estabelecimento
Quando uma comunidade se muda para um novo local, a prioridade neste caso é criar as condições básicas para que a comunidade possa começar a viver neste determinado local. É semelhante ao foco na sobrevivência, já que está associado a busca pelos recursos básicos. Mas difere deste pois tende a utilizar mais recursos externos.
Neste sentido um mutirão para construir um abrigo pode se tornar mais importante do que construir uma usina para a produção de energia.
Perguntas possiveis:
- O que precisamos para poder morar aqui?
- Que recursos presentes nesta terra serão úteis para podermos morar aqui?
- Que conhecimentos ou habilidades estão nos faltando para podermos viver aqui?
Conclusão
O uso de estratégias para ampliar a sustentabilidade comunitária tende a ser mais efetivo para produzir mudanças importantes para melhorar a vida comunitária.
Não existe uma estratégia que seja superior as demais, cada comunidade pode escolher ou criar sua própria de acordo com sua situação atual.
Colocando em sequencia:
1. Definir os objetivos que queremos ou precisamos alcançar.
2. Pensar no que podemos ter ou fazer para alcançar estes objetivos.
3. Decidir quais serão as medidas tomadas dentre as alternativas encontradas.
4. Buscar os recursos ou fazer as mudanças necessárias para alcançar os objetivos.
- Veja também:
ECOVILAS: UM DESAFIO
Praticar Culturas para um abastecimento alimentar em continuidade
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário