26 de agosto de 2009

Formas Básicas de Preparo das Plantas Medicinais

As ervas, após a secagem devem ser guardadas em recipientes de vidro ou porcelana, separando-se as raízes, cascas, sementes, flores e folhas. As formas mais usuais de preparo são sob a forma de chás, infusões, decocção, maceração, ungüentos, xarope, banho, tinturas, pomada, purê e suco.No preparo de infusões, chás, tinturas e outras formas, as quantidades de ervas devem ser sempre cuidadosamente respeitadas. Para tanto, deve-se observar as seguintes equivalências:


1 colher de café = 2 gramas

1 colher de sopa = 5 gramas

1 xícara de café = 50 ml

1 xícara de chá = 100 ml


● Chás

Esta técnica é preferencialmente utilizada para preparar folhas (mais grossas), raízes e cascas de plantas. Chás devem ser preparados, em geral, em utensílios de barro, louça ou cobre. A regra geral para a proporção água-erva é acrescentar 4 colheres de sopa de erva fresca ou 2 colheres de sopa de erva seca para cada litro de água.
Preparo: Coloque a erva em água fria. Leve ao fogo até ferver, cerca de 8 minutos. Apague o fogo e deixe descansar por 10 minutos com a panela tampada. Coe e use.


● Infusão

Esta técnica é utilizada para preparar as partes macias das plantas, como flor, folhas e frutos.
Preparo:

- Separe as partes da planta que lhe interessam e lave-as cuidadosamente. Pode-se usar várias plantas misturadas, desde que sejam provenientes de órgãos vegetais idênticos – folhas ou flores ou frutos.

- Encha uma chaleira, com água mineral e leve ao fogo (evite utilizar vasilhas de alumínio, pois estas liberam partículas prejudiciais à saúde).

- Quando alcançar a fervura, desligue e mergulhe nela as partes da planta.

- Tampe a chaleira e deixe a solução abafada por 5 a 10 minutos. Após este tempo, a solução estará pronta e poderá ser coada.


● Decocção

Neste processo o que se quer extrair da planta é o princípio amargo ou sal mineral. Devem ser utilizadas as partes mais duras dos vegetais como raízes, cascas e entrecascas, talos, rizomas e sementes. No caso de usar partes mais tenras é preciso menos tempo de cozimento, no máximo 10 minutos.
Preparo- Lave as partes da planta que vai utilizar.- Encha uma panela com água mineral e leve ao fogo juntamente com a planta.- Deixe cozinhando por 15 a 30 minutos (o tempo vai depender da dureza da parte a extrair a essência)- Após esse tempo, retire do fogo e deixe a panela tampada por mais alguns minutos. Coe e utilize.


● Maceração

Pode-se usar qualquer parte da planta e não vai ao fogo. Basta misturar as ervas na água, vinho, óleo, vinagre, etc. e aguardar certo tempo que pode ser de algumas horas a várias semanas. A maceração com água não deve ser tomada depois de 12 horas devido à formação de bactérias. As outras macerações devem ser filtradas e usadas como as tinturas homeopáticas em pequenas quantidades.
Preparo- Depois de separar as parte da planta e lava-las cuidadosamente, reserve uma panela de vidro com água mineral fira. No caso de partes mais grosseiras, pique me pedaços pequenos.- Coloque de molho as partes desejadas por até 24 horas. Para folhas, flores e partes mais tenras, deixe por 10 horas. Para cascas, talos e sementes, deixe por 15 horas. Pra raízes e rizomas, deixe por 24 horas.- A maceração das folhas obtém-se espremendo as folhas com um socador de madeira ou vidro e adicionando-se apenas um pouco de água filtrada.


● Ungüento

Usa-se a planta em estado fresco. É o mais indicado em casos de contusão, torção, luxação e dor muscular.
Preparo- Escolha a planta e lave-a cuidadosamente.- Triture a planta no cadinho para extrair dela um líquido escuro.- Misture esse líquido com um pouco de gordura vegetal. Você poderá ainda adicionar um pouco de cera de abelhas para dar uma consistência mais pastosa.- Leve tudo ao fogo baixo e mexa até derreter e obter uma mistura homogênea.- Aplique sobre o local afetado quando a mistura atingir uma temperatura suportável.


● Xarope

Infusão concentrada que se caracteriza como bebida concentrada padrão. Geralmente são usados 250g de ervas para 360ml de água fervente. Podem ser obtidos também por decocção ou maceração, e misturados com mel para se saturarem.


● Tintura

Esse preparo é usado quando não é possível extrair os princípios ativos da planta por meio de infusão ou decocção. A extração dos princípios ativos da planta é feita por solventes, que podem ser o álcool de cereais, a vodca, o vinagre ou a glicerina. Por ser um preparado muito concentrado, nunca deve ser usado diretamente sobre a pele.
Preparo- escolha a planta desejada. Corte as partes grandes das plantas secas, como raízes, casca ou caules grossos. Esmague-as num almofariz ou num moinho de café até pulverizá-las.- Coloque em um vidro escuro e cubra com a solução alcoólica.- Agite bem o vidro diariamente, por aproximadamente 15 dias consecutivos.- Após esse período, coe bem a solução e acondicione em um vridro escuro bem fechado em local sombreado.


● Pomada

Uso tópico para massagear partes do corpo ou tratar de problemas de pele ou musculares.
Preparo- Escolha a planta a ser utilizada no preparo da pomada. Pique-a ou pulverize-a como na receita para o preparo da tintura.- Em uma panelinha pequena, e de preferência usada somente para este fim, coloque 50g de óleo vegetal de boa qualidade (gergelim, amêndoa ou uva), com 1 colher de chá de óleo de germe de trigo- Junte ao óleo, 1 colher de sopa de cera de abelhas, ralada.- Deixe o fogo bem baixo ou use uma panela de banho-maria e mexa até a cera estar bem derretida (cerca de 2 ou 3 minutos).- Deixe esfriar um pouco e junte 1 colher de sopa do vegetal picado ou pulverizado. Se a pomada ficar muito dura, aumente a quantidade de óleo. Se ficar mole, é por que a cera foi pouca.- Quando estiver fria, acondicione em latinhas ou potinhos para creme.


● Purê

Usado para fazer máscaras de beleza e tratar a pele e os cabelos. Os vegetais são cozidos e passados em seguida pelo espremedor para obter uma consistência pastosa.
Preparo- Cozinhe a vapor os vegetaria e/ou as frutas.- Quando estiverem cozidos, retire-os do fogo e passe-os pelo espremedor para obter uma consistência pastosa.- Aplique diretamente no local.


● Suco

Usado para remineralizar o corpo, hidratar e refrescar. Os vegetais são triturados com um liquidificador, até se obter uma mistura homogênea.
Preparo- Lave cuidadosamente ou vegetal (fruta, legume, verdura).- Retire a casca e pique em pedaços pequenos.- Leve ao liquidificador, juntamente com um pouquinho de água mineral, até obter um líquido homogêneo. No caso da laranja e do limão use um espremedor de frutas.- Se preferir coe e use a seguir.


Fonte: Ervas: Sabor & Saúde - Carlos Torres - Ed Ondas
On-line: http://www.uov.com.br/biblioteca/324/formas_basicas_de_preparo_das_plantas_medicinais.html


- Veja também:
Parto Ecológico, uma realidade possível

Um comentário:

  1. EXCELENTE A MATÉRIA DE FITO. SOU QUIMICO FITOLOGISTA PELA UFPR E APRECIEI TODAS MATÉRIA,EMBORA HAJA ALGUNS ERROS DE NOMES CIENTIFICOS,MAS ACREDITO QUE FOI DE DIAGRAMAÇÃO.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...