14 de setembro de 2010

Taquago

Por Adrian Rupp

Taquago: Jogo de montar feito com taquaras

Eu nunca fiz este jogo então tudo exposto aqui é teoria, mas imagino que um dia terei os recursos necessários para fazê-lo. Sei que já existe um jogo de montar peças de bambu chamado Bamcriar, mas não consegui detalhes de como ele é feito. Mas minha idéia surgiu por eu brincar muito com esse tipo de jogo na infância, porém usando peças de plástico e quando eu tentei fazer um jogo de xadrez de taquaras.

Jogos de montar são interessantes para o desenvolvimento intelectual das crianças. Brinquedos feitos com materiais naturais ajudam as crianças a terem intimidade com tais materias o que é importante para o uso destas materias-primas na vida adulta.

Não desenhei este jogo da melhor ou da única maneira possível. Isto é só uma sugestão. Por exemplo, as ranhuras para encaixe podem ser ignoradas e o jogo se limitar à empilhar as peças de modo criativo. Como a materia-prima e a produção são locais é possível criar novas peças e aperfeiçoar o jogo continuamente. Situação oposta ao jogos de montar de plástico onde as peças só se somam via compra e se perdem e se estragam poluindo o meio ambiente. Aqui está um brinquedo que não polui para provar que podemos superar o paradigma que só produz lixo.

Pelo pouco que sei sobre tratamento de bambu, manter as taquaras no Sol após o corte é o suficiente para a secagem, o que penso que basta de tratamento para esse uso.

Pequenas falhas de simetria, principalmente produzidas pela variação da espessura da parede das taquaras, não são um grande problema. Uma peça encaixar e outra não, um lado da peça encaixar e outra não, esse tipo de coisa reproduz bem a vida real e portanto tem caráter educativo.


Apresentação das Peças

Peça 1 - Roda

O jogo todo poderia se resumir a um conjuto dessas peças que podem ser empilhadas de diferentes formas. Mas Preferi um desenho mais sofisticado que permite montagens mais interessantes.

Não sei exatamente qual seria a medida ideal da altura, mas deve ser suficientemente alta para que seja possível manter a durabilidade mesmo com os furos que são feitos. É melhor que tenha quatro rasgos de encaixe permitindo encaixe em duas posições diferentes.
achei interessante que a peça fique de pé mesmo que seja posta de lado.

Peça 2 - Calha

Para fazer essa peça basta dividir a taquara ao meio e fazer as entradas para encaixe. O comprimento base que sugiro é o diametro externo da roda. Poderiam ser feitas com várias medidas: 1 roda, duas rodas e 3 rodas.
As ranhuras de encaixe poderiam ter diferentes orientações.

Peça 3 - Meia Calha

Para fazer essa peça basta dividir taquara ao meio e dividir essa metada ao meio novamente. Assim ela representa 1/4 do círculo.

Peça 4 - Viga

Essa peça representa 1/8 do círculo. É ela que faz a ligação entre as demais peças. As ranhuras das outras peças são feitas de tal modo que esta peça possa entrar. O comprimento pode variar como acontece com as outras peças, seguindo o diametro externo da taquara.

Aqui está então. Aceito sugestões de melhorias.

- Veja também:
Diferentes usos dos bambus
Vídeos Tricô de dedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...