3 de junho de 2011

Tanque de tela de arame e cimento

Também conhecido como 'cisterna de ferro-cimento'.

Por Tearfund

Tanques de água construídos de tela de arame e concreto podem ser usados para armazenar água da chuva coletada de telhados. Usa-se tela de arame para reforçar as paredes. Isto faz com que as paredes não precisem ser grossas e assim é necessária uma quantidade menor de cimento . Se a tela não for muito cara, os tanques podem ser bem mais baratos do que alternativas já prontas.

1. Isto é o que você vai precisar…

(a) estacas de madeira ou vigas – com pelo menos 2m de comprimento. Use algumas estacas para fazer uma escada para que assim você possa subir pela parede do tanque.

(b) areia limpa

(c) cimento

(d) pelo menos duas desempenadeiras planas

(e) dois pedaços pequenos de tubo – um com uma torneira

(f) tela galvanizada de metal (a usada em galinheiros) com aberturas de 1,2cm

(g) arame galvanizado para cercas

2. Decida o tamanho do seu tanque. Não faça o tanque com mais de 1,5m de altura sem a ajuda de um especialista porque ele exigiria reforço.

Se houver terra solta no local, remova-a para que o tanque seja construído em terra firme.


3.
Finque as estacas de madeira em intervalos de 40cm ao redor do lado de dentro do círculo. Elas precisam permanecer em posição vertical quando você colocar a tela ao redor delas. Certifique-se que elas estejam firmes.



4. Coloque duas camadas da tela de arame sobre o fundo do tanque. Dobre pelo menos 30cm da tela para cima entre as estacas para que a tela possa ser moldada dentro da parede formada do lado de fora das estacas. Amarre os pedaços de tela de arame usando um arame fino (isto pode ser conseguido desfazendo-se a tela). Remova a tela de arame ou pelo menos suspenda-a o suficiente para permitir a realização da etapa 6.

5. Misture a argamassa. A mistura não deve ficar muito úmida, por isso não adicione toda a água imediatamente, especialmente se a areia estiver úmida. 3 partes de areia 1 parte de cimento 3/4 parte de água

6.
Umedeça o chão. Cubra o fundo do tanque com uma camada de 2,5cm de argamassa com cimento. Emplaste até 2,5cm das estacas para que elas possam ser removidas mais tarde. Faça com que a superfície da argamassa fique plana mas contenha aspereza. Trabalhe o mais rápido possível.



7. Antes da argamassa endurecer, volte cuidadosamente a colocar a tela de arame que você removeu na etapa 4. Fique de pé ou ajoelhe-se em tábuas de madeira para distribuir o seu peso e evitar que a primeira camada de argamassa seja danificada. Jogue (deite) um pouco de água sobre a primeira superfície de argamassa se ela começar a secar. A seguir, adicione rapidamente uma outra camada de 2,5cm de argamassa. Emplaste até 2,5cm das estacas e deixe a superfície áspera. Agora você deverá manter a superfície da nova argamassa úmida até que o tanque inteiro esteja terminado – sacos velhos, esteiras de grama ou pedaços de plástico podem ajudar.

8. Prepare o reforço da parede colocando a tela de arame ao redor do lado de fora das estacas para que assim todos os espaços sejam cobertos com pelo menos duas camadas. Certiquese de que as estacas se mantenham em posição vertical. Coloque uma segunda camada de tela de arame, de tal maneira que os buracos não estejam no mesmo nível dos da primeira tela. Amarre as duas telas com arame fino.


9. Reforce a tela de arame enrolando uma espiral contínua de arame ao redor da estrutura. Os círculos de arame devem estar separados 15cm um do outro, próximos da parte inferior da parede, aumentando para 30cm de distância na parte superior. Deve ser usado um círculo extra de arame bem no topo da parede. Coloque um tubo e torneira através da parede a uma altura de 10cm do chão e segure o tubo firmemente no lugar amarrando-o a uma estaca firmemente fincada no chão. Coloque também um tubo pela parede ao nível do fundo. Este tubo deve ter uma válvula que possa ser fechada ou uma tampa removível do lado de fora que possa ser aberta para drenar água suja do tanque sempre que este necessitar de limpeza.


10. Comece a rebocar as paredes do tanque com a argamassa. Isto requer pelo menos duas pessoas – uma do lado de dentro e outra do lado de fora. Elas devem trabalhar juntas, pressionando no mesmo lugar para introduzir a argamassa no interior da tela de arame e formar uma camada de aproximadamente 1–1,5cm de espessura.

(Um método alternativo e mais fácil de reboco para a primeira camada é envolver o lado exterior do tanque com sacos de açúcar ou esteiras mantidos no lugar com uma espiral de barbante (cordel) com 5cm de espaçamento entre cada um. Alguém do lado de dentro do tanque pode então pressionar a argamassa contra esta superfície. Remova os sacos quando a argamassa estiver seca.)

Risque ou esfregue ambas as superfícies para que fiquem ásperas. Depois de um dia, adicione uma segunda camada de argamassa à superfície externa úmida do tanque, dando-lhe um acabamento fino.

Mantenha sempre a argamassa endurecida úmida e na sombra durante pelo menos duas semanas após você acabar o tanque ou aparecerão ranhuras.


11. Um dia depois remova cuidadosamente as estacas. Coloque pedras dentro dos buracos deixados no fundo e encha-os cuidadosamente com a argamassa. Umedeça as cavidades expostas e encha estas brechas com argamassa fresca. Em seguida, adicione uma camada lisa final de argamassa (1–1,5cm de espessura) no lado interno do tanque e no piso. Novamente, mantenha as superfícies úmidas durante todo o tempo. Faça a parede ficar mais grossa por onde os tubos passam. Apoie o tubo com a torneira do lado de fora com tijolos fixos com argamassa. Você poderá desejar fazer um buraco pequeno sob a torneira para que possa ser colocado um balde debaixo dela. Certifique-se de que a água que cai neste buraco possa ser drenada para dentro de um buraco cheio de pedras.

Mantenha todo o tanque úmido durante pelo menos duas semanas antes de enchê-lo.


12. Cubra o tanque com um telhado para impedir a sujeira e os insetos. Você pode usar chapas de ferro rugosas ou um telhado de concreto reforçado em formato de cúpula. Encha o tanque com água lentamente. Se você encontrar qualquer brecha, você pode repará-la quando o tanque for esvaziado, arrancando-se a argamassa da tela de arame e em seguida enchendo o buraco com argamassa fresca. Mantenha esta área reparada úmida durante pelo menos duas semanas.


Fonte:
http://tilz.tearfund.org/Portugues/Passo+a+Passo+21-30/Passo+a+Passo+30/Tanque+de+tela+de+arame+e+concreto.htm

Em espanhol:
Tanque de ferrocemento
http://tilz.tearfund.org/Espanol/Paso+a+Paso+21-30/Paso+a+Paso+30/Tanque+de+ferrocemento.htm

Français:
Reservoir de ferrociment
http://tilz.tearfund.org/Francais/Pas+%C3%A0+Pas+21-30/Pas+%C3%A0+Pas+30/Reservoir+de+ferrociment.htm

Veja também:
Vídeos Coleta de Água da Chuva
Captação de água

4 comentários:

  1. gostei,finalmente o projeto passo a passo. em breve construirei o meu. obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito. Será que posso construir um desse nos fundos do quintal e criar peixes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim a diferença é que tem que ser colocado um cano no meio do piso

      Excluir
  3. O projeto muito bem detalhado, foi muito bom, não resta dúvidas.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...