29 de março de 2011

Velas de Cera de abelhas

Artigos da internet sobre como fazer velas de cera de abelha.



Como separar a cera

Após extrair o mel, as abelhas, a sujeira e os ovos precisam ser removidos antes que a cera possa ser usada. A maneira mais fácil de fazer isto é ferver a cera em água e misturar bem enquanto estiver fervendo. Deixe a panela esfriar (arrefecer) em um lugar onde ninguém irá mexer. Você verá que a cera solidificada em cima da água retém toda a sujeira. Remova o disco de cera e raspe qualquer sujeira que esteja no lado de baixo da cera.

Como fazer velas

1. Corte a haste de uma folha de mamão ou uma haste oca semelhante com o comprimento necessário.

2. Enfie um pedaço de linha grossa ou barbante de linho através do tubo e prenda-o a uma varinha de cada lado do tubo para mantê-lo firme e no centro do tubo. Se você não tiver barbante, um pedaço de linha fina enrolado no formato de um cordão pode ser usado da mesma maneira. Se você puder primeiro embeber o barbante em querosene, a vela será melhorada, mas isto não é essencial.

3. Mantenha o tubo de pé com um pouco de areia ou terra para que não caia.

4. Derreta a cera em fogo brando até que fique líquida.

5. Despeje no tubo preparado e deixe a vela endurecer durante uma ou duas horas antes de movê-la.

6. Faça um corte fino no comprimento e remova a vela cuidadosamente, que agora está pronta para ser usada.

Agora você pode ter luz sem gastos!

Um método alternativo é derreter uma camada fina de cera sobre a água e deixá-la solidificar – mas antes que esfrie(arrefeça) bastante, enrole a cera ao redor de um pedaço de barbante em uma superfície lisa para obter o formato de uma vela.

Fonte:
http://tilz.tearfund.org/Portugues/Passo+a+Passo+31-40/Passo+a+Passo+35/Micro-empresas+%E2%80%93+id%C3%A9ias+pr%C3%A1ticas.htm



Usando Folhas de Cera

O que você vai precisar:

* Folhas de cera de abelha (disponível em lojas para artesanato)
* Pavio

Como fazer velas com cera de abelha:

1º passo: Pegue as folhas de cera de abelha (elas geralmente são feitas com parafina moldada) e os pavios -- encontrados em lojas de artesanato. Para fazer uma vela pequena, a folha deve ter cerca de 10 cm x 15 cm.

2º passo: Meça o pavio para que fique alguns centímetros maior do que a largura da folha de cera. Coloque o pavio em uma das extremidades da folha. Para segurá-lo no lugar, enrole o fim da cera ao redor dele e aperte firmemente.

3º passo: Você pode enrolar o resto da folha de cera de abelha em volta do pavio. Quando estiver completamente enrolado, pressione a extremidade externa contra a vela para que não desenrole.

Fatos sobre a cera de abelha

As abelhas produzem favos de mel para proteger os ovos da rainha de elementos da natureza. A cera é durável, impermeável e pode resistir a muitas mudanças de temperatura. As abelhas também usam os favos para guardar mel ou pólen para os meses frios de inverno.

Fonte:
http://criancas.hsw.uol.com.br/presentes-feitos-a-mao-faceis6.htm

2 comentários:

  1. Genial! tb achei muito eficiente um protetor(hidratante) labial com cera de abelhas que usei... Certamente deve haver muitos usos para essa maravilha produzida pelas queridas abelhas.

    ResponderExcluir
  2. vocês que trabaham com cera...sabem de algum método de extração do mel da cera?fiz a vela,só que quando queimada ela solta um cheiro de acucar queimado...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...