Por Adrian Rupp
Introdução
Este artigo apresenta como criar e usar uma rede de computadores, local, sem fio, nos moldes das redes livres: sem hierarquia e administrada pelos próprios usuários.Com redes de computadores vale o ditado: 'Se queres bom serviço, faça você mesmo'. A Internet normalmente é apresentada da forma 'só tem vantagens'. Mas ela tem uma montanha de desvantagens: falta de privacidade, desrespeito a diversidade cultural, dissiminação de pragas digitais, controle governamental, cobrança pelo acesso, etc. Ficamos livres disso quando criamos nossa própria rede.
Uma rede de computadores pode ser organizada de várias formas. A Internet segue uma estrutura centralizadora, que facilita o controle e reduz a liberdade e a segurança. No outro extremo temos as redes em malha, onde não há um centro e não há hierarquia.
Muitos lutam por uma Internet melhor. Mas o grande dilema é: 'vamos consertar o vaso ou fazer um novo?' No caso da Internet a fundação está errada e mudar a fundação ou começar do zero é a mesma coisa. Assim é melhor não perdermos tempo com pequenos reparos pontuais que serão insuficientes.
Aqui estão alguns conhecimentos úteis para criar uma nova rede.
Conforme for solicitado vou apresentar de forma mais detalhada algum ponto. Já estou trabalhando num novo artigo sobre este tema.
1 Criando a Rede Livre
Para criar a Rede Livre você vai precisar de:a) Computadores ou notebooks com adaptadores para redes Wi-fi.
b) Antenas dependendo da distância que se quer vencer.
Detalhes vão depender das condições expecíficas de cada situação. Pode ser necessário em alguns casos estações retransmissoras...
1.1 Criando a Rede Livre no sistema Ubuntu
Escolhi o Ubuntu 12.04, pois é a distribuição linux mais famosa no Brasil. Abaixo coloquei links para criar em outros sistemas.
Criar esse tipo de rede no Ubuntu 12.04 é extremamente fácil.
1.1.1 Clique no icone da rede, que fica no canto direito superior. No menu que aparece escolha 'Criar nova rede sem fio...'.
Se alguém já criou essa rede antes ou no alcance de sua antena, aparecerá neste menu o item "Rede Livre". Aí abasta clicar neste item para se conectar e ignorar o passo 1.1.2
1.1.2 Na Janela que apareceu digite no nome da rede, no caso "Rede Livre", e no item 'Segurança' escolha 'Nenhuma'. Aperte em 'criar' e está pronta sua rede local sem fio ad-hoc!
Links úteis para quem quiser se aprofundar na fase 1:
Criando uma rede Wireless no modo Ad-Hoc
http://how2ubuntu.blogspot.com.br/2010/07/criando-uma-rede-wireless-no-modo-ad.html
Dica Rápida: Ativar Rede AdHoc no Windows 8
http://www.rogerio.eti.br/microsoft-2/msp-2/dica-rapida-ativar-rede-adhoc-no-windows-8/
Criar uma rede WiFi ad hoc
http://pt.kioskea.net/contents/configuration-reseau/creer-reseau-wifi-ad-hoc.php3
Redes sem fio no Mundo em Desenvolvimento (PDF)
http://wndw.net/pdf/wndw-pt/wndw-pt-ebook.pdf
Construção de uma Canten
2. Usando sua 'Rede Livre'
O Ubuntu 12.04 já vem com o Empathy que é o programa de bate-papo e troca de arquivos mais recomendado para usar com a Rede Livre. Na primeira vez que ele é executado ele já solicita 'Nome', 'Sobrenome' e 'Apelido' para ser usado nesta rede. Uma vez definidos estes dados ele irá apresentar todos que estão usando esse programa na lista de contatos e definiram estes dados, semelhante ao que viamos no icq, msn e outros mensageiros instantâneos da Internet. A diferença é que os mensageiros instantâneos da Internet dependem de uma central (normalmente localizada nos EUA) para interligar os usuários e na 'Rede Livre' a conversa é direta de PC para PC sem depender de uma central.Com o Empathy você vai poder saber quem está conectado na Rede Livre naquele momento, conversar e trocar arquivos com essas pessoas.
2.1 Alternativa para o bate-papo:
Alternativamente pode-se fazer o bate-papo entre dois PCs na linha de comando deste modo:
no PC 1 digite 'nc -l 55555' e no PC 2 digite 'nc Ip 55555' onde Ip deve ser substituido pelo ip do PC 1. Assim tudo que for digitado no terminal do PC 1 vai ser lido no PC 2 e vice-versa. Se quiser continuar digitando comandos de terminal sem terminar o bate-papo basta abrir outra janela do terminal.
2.2 Alternativa para troca de arquivos:
Um programa que recomendo, alternativamente ao Empathy, é o TransferOnLan. Ele também apresenta automaticamente todos que estão na rede e estão usando o programa e permite a troca de arquivos. No caso, como é em Java pode funcionar também em PCs com Windows.
2.3 Jogos:
Vários jogos vão funcionar nesta rede como: eboard (Xadrez), Warzone 2100 (guerra), BosWars (guerra), 0 A.D. (guerra), OpenArena (tiro FPS) e jogos via Wine. Eles podem ser um artifício interessante para atrair os jovens para essa rede, embora existam outras formas de lazer mais autossustentáveis. A maioria dos jogos tem seus sistemas de bate-papo também.
É possível também criar páginas de .html e outras, e utilizar outros aplicativos próprios para redes ad-hoc.
Links úteis para quem quiser se aprofundar na fase 2:
Configurando um mensageiro para rede local, sem servidor
http://almalivre.wordpress.com/2010/06/08/configurando-um-mensageiro-para-rede-local-sem-servidor/
Chat simples com o comando netcat (nc)
http://acassis.wordpress.com/2008/09/22/chat-simples-com-o-comando-netcat-nc/
3 Uso numa Comunidade
Existem varias formas de usar essa rede conforme interesses de cada comunidade, mas vou arriscar algumas sugestões.Acho que não há necessidade de cada indivíduo ou familia possuir um computador em rede, basta um ou dois computadores ligados. Assim esta rede seria aplicada para comunicação com comunidades vizinhas. o investimento se concentraria em manter contatos de maior distancia em vez de interligar cada casinha da comunidade.
Para justificar tal investimento imagino um minimo de duas comunidades interessadas em utilizar este sistema com a nossa comunidade. E é claro que essa tecnologia precisa ser comparada com as demais soluções de telecomunicações autosustentaveis para sabermos se é a mais indicada.
Conclusão
É bem simples começar no mundo das redes livres com Ubuntu/Linux e adaptadores de rede sem fio.Esse artigo é mínimo para começar a conhecer e usar essa alternativa. Ainda pretendo apresentar um novo artigo com técnicas e opções mais sofisticadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário